Economia

O horário de verão vai voltar? O que se sabe até agora

O Ministério de Minas e Energia voltou a falar no horário de verão, após a divulgação do resultado de um estudo sobre o tema.

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 25/10/2021 às 9:37 | Atualizado em 05/01/2023 às 9:20
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia encomendou um novo estudo sobre o horário de verão, que reitera a avaliação anterior de que a adoção do horário de verão não resulta em “economia significativa de energia”.
Continue a leitura para saber se vai ter horário de verão em 2021.

Qual o objetivo do horário de verão?

O principal foco da mudança no horário de verão, extinto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em abril de 2019, era o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando os relógios em uma hora.

>> Saiba como cancelar a alteração do horário de verão no celular

Vai ter horário de verão em 2021?

Pelo segundo ano seguido o Brasil não terá horário de verão, instrumento usado de 2008 a 2018 para reduzir a concentração de consumo de energia, no horário de maior consumo (entre 18h e 21h).
Em nota, o ministério informa que:

O MME entende não haver benefício na aplicação do horário de verão e que as medidas tomadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) têm se mostrado suficientes para garantir o fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional de energia elétrica (SIN) na transição do período seco para o período úmido.
Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Sobre a aplicação do horário de verão

De acordo com a pasta, a aplicação do horário de verão “não produz resultados na redução do consumo nem na demanda máxima de energia elétrica ou na mitigação de riscos de déficit de potência”.
O MME acrescenta que, segundo os novos estudos, a redução observada no horário de maior consumo acaba sendo compensada pelo aumento da demanda em outros períodos do dia, em especial no início da manhã.
“Pelas prospecções realizadas pelo ONS, não haveria impacto sobre o atendimento da potência, pois o horário de verão não afeta o consumo no período da tarde, quando se observa a maior demanda do dia”, complementa a nota.

>> Conta de luz vai continuar com taxa extra?

O horário de verão vai voltar em 2022?

Conforme afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a tendência é de que o horário de verão não retorne no ano que vem.