ZONA SUL

Por conta de furtos a quiosques de Boa Viagem, no Recife, associação compra drone para PM melhorar segurança na área


Quiosques instalados na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, são constantemente arrombados e furtados

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/11/2021 às 16:09
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Um cenário de descaso, que se repete e provoca a revolta de quem depende da praia para viver. Na madrugada desta segunda-feira (8), mais um quiosque foi alvo de furto na orla da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Das 60 estruturas instaladas ao longo da Avenida Boa Viagem, pelo menos 15 estão destruídas ou desocupadas por causa da violência.

O diretor da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife, Francisco da Silva, cobra mais fiscalização na orla da praia e desabafa sobre a situação. Os arrombamentos já se tornaram frequentes. De acordo com a associação que representa os trabalhadores, as invasões ocorrem todas as semanas.

Drone para melhorar segurança

Por causa da recorrência dos casos, Francisco da Silva diz que a entidade fez a entrega de cerca de R$ 6 mil para a Polícia Militar, com o objetivo de que um drone fosse comprado para ampliar o policiamento no trecho. “A gente faz apelo o tempo todo, a gente vai na polícia. Inclusive, a associação já comprou um drone para a Polícia Militar para ser utilizado no patrulhamento. Só que até hoje não foi usado ainda. A gente não viu um dia de uso”, afirmou.

Com a retomada das atividades econômicas, prejudicadas pela pandemia da covid-19, a insegurança no cartão-postal do Recife causa preocupação ao vereador Alcides Cardoso (Democratas). Ele fala que há meses tem cobrado a efetivação de um acordo firmado entre os barraqueiros e a prefeitura, em agosto de 2020, na gestão de Geraldo Júlio (PSB). “O acordo feito não foi cumprido. Ele previa requalificar 60 quiosques da orla. Já estamos em novembro, ou seja, 11 meses, mas a gestão do prefeito João Campos afirma que o início das horas será ainda esse ano. Espero”, reclamou o vereador.

Resposta

Em nota, a Secretaria de Política Urbana e licenciamento da Prefeitura do Recife afirma que já aprovou todos os trâmites do projeto de recuperação dos equipamentos e que a previsão para o início das obras é ainda este ano.

Já a Polícia Militar afirma que as demandas na área são conhecidas e que há câmeras de monitoramento em toda a orla. Quanto ao drone citado pela associação, a Polícia Militar informa ele está passando por manutenção.


Mais Lidas