ECONOMIA

Uber e 99 desativam funções que ofereciam corridas mais baratas; veja o motivo

Aplicativos de mobilidade desativaram as funcionalidades UberX Promo e 99Poupa

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 08/11/2021 às 13:30
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os passageiros que costumavam usar as UberX Promo e 99Poupa das gigantes dos aplicativos de mobilidade, Uber e 99, respectivamente, não terão mais as funcionalidades disponíveis. As funções permitiam que os usuários solicitassem corridas num valor mais baixo.

Nos últimos dias, conforme revelou a coluna Mobilidade, do Jornal do Commercio, os motoristas parceiros têm recebido comunicados sobre o fim das viagens pelo UberX Promo e pela 99Poupa. As categorias mais baratas e populares dos aplicativos eram alvo de críticas dos condutores devido aos baixos valores cobrados pelas viagens - a redução do preço das corridas chegava a 50% do valor. Além disso, também choviam queixas de passageiros devido aos cancelamentos que frequentemente aconteciam.

>> Por que está tão difícil conseguir uma corrida na Uber? O que fazer quando o motorista demora a aceitar a viagem?

>> Uber reajusta tarifas pagas aos motoristas e anuncia outras novidades; veja o que muda

Motivo do fim das funcionalidades

Tanto a Uber quanto a 99 justificaram que os serviços mais acessíveis aos passageiros foram criados para o período de baixa demanda durante a pandemia, ainda em 2020, quando as corridas chegaram sofreram uma drástica redução. Segundo informações extraoficiais, a queda foi superior a 80%.

Para as plataformas, seria uma opção para os motoristas conseguirem mais corridas naquela época de lockdown e muito home office.

A Uber confirmou o fim da UberXPromo. Explicou que a desativação deverá permanecer, ao menos, até o fim de 2021, quando a demanda de corridas deve se manter alta devido às festividades e férias. “Com o avanço da vacinação da população, a retomada das atividades e a época de final de ano, a demanda por viagens em sua cidade aumentou. Por isso, informamos que o UberX Promo está sendo desativado”, diz o comunicado.

A 99 também confirmou o fim da operação do serviço 99Poupa. Em nota, informou que a desativação aconteceu desde o dia 3 de novembro em todo o País. E que o fim teve as mesmas razões apresentadas pela Uber. “Lançada em junho de 2020, ainda no início da pandemia, sua missão foi a de promover mais segurança e acessibilidade para trabalhadores essenciais e contribuir com mais corridas para os motoristas parceiros naquele período de distanciamento social. Como funcionava exclusivamente em horários e locais com baixa demanda, o 99Poupa já não estava disponível aos passageiros na maior parte do tempo, por conta da retomada das atividades econômicas e crescimento na demanda por carros de aplicativo. Diante disso, a 99 decidiu desativá-lo em todo o País”, afirmou.