Política

Qual partido Bolsonaro vai se filiar para se candidatar nas eleições de 2022? Veja o que se sabe sobre ida de Bolsonaro ao PL

Bolsonaro precisou buscar outro partido, após sair do PSL

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 09/11/2021 às 10:44
Marcelo Camargo / Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Após deixar o PSL, partido pelo qual foi eleito em 2018, o presidente Jair Bolsonaro tem uma nova sigla por meio da qual deve se candidatar à reeleição em 2022. O partido escolhido foi o PL (Partido Liberal), que é comandado pelo ex-deputador federal Valdemar Costa Neto, que chegou a ser preso por corrupção.

A informação foi confirmada pelo próprio Bolsonaro à CNN Brasil. "Está 99% fechado. A chance de dar errado é quase zero. Está tudo certo”, disse o presidente.

Acerto por telefone

De acordo com o jornalista Gerson Camarotti, do G1, Bolsonaro ligou para Costa Neto confirmando a filiação no PL. Antes disso, o presidente ligou para Ciro Nogueira para explicar que não se filiaria mais ao PP (Progressistas), partido que cortejava o presidente anteriormente.

Também de acordo com o G1, as articulações para a ida de Bolsonaro para o PL contou com a combinação de que o novo partido de Bolsonaro vai apoiar o PP nas eleições de 2023 para escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados, cargo extremamente importante para o Centrão.

Para se ter uma ideia, cabe ao presidente da Câmara pautar assuntos importantes nos debates entre os deputados, além de decidir se acolhe ou não pedido de processo de Impeachment. Atualmente, por exemplo, apesar de haver mais de 100 pedidos de impeachment contra Bolsonaro, o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), jamais tocou nenhum dos pedidos adiante.

Vice de Bolsonaro deve ser do PP

Segundo apuração da jornalista Andreia Sadi, da GloboNews, o Progressistas também espera emplacar o vice de Bolsonaro nas eleições de 2022. À jornalista, ministros bolsonaristas defendem que o nome seja do PP do Nordeste ou de Minas Gerais , a fim de agregar votos à chapa.