Fenômeno

Eclipse lunar de 19 de novembro de 2021: Qual o horário? Quanto tempo dura o eclipse lunar mais longo em quase 600 anos? Veja como assistir a raro eclipse da lua

Um raro eclipse lunar acontece nesta semana

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 17/11/2021 às 8:12
Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
FOTO: Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil

O eclipse lunar parcial mais longo do século acontece neste mês de novembro, na madrugada da próxima sexta-feira (19). O fenômeno poderá ser visto a olho nu na Austrália, nas Américas do Norte e do Sul, e em parte da Ásia e Europa.

>> Fotos do eclipse de hoje, 19 de novembro: veja vídeos e fotos do eclipse lunar e saiba como foi o eclipse de hoje

>> Veja fotos do passo a passo do eclipse lunar desta sexta-feira, 19 de novembro

>> O eclipse de hoje, 19 de novembro, já passou? Ainda tem como ver? Ele afeta nossa vida até quando?

>> Eclipse lunar de 19 de novembro de 2021: o que diz a astrologia?

Quando e a que horas será possível ver o eclipse lunar no Brasil?

O próximo eclipse lunar parcial esconderá 97% do satélite natural, no dia 19 de novembro, e terá exatamente 03h28m23s, de acordo com a NASA. No entanto, no Brasil, só será possível ver o fenômeno por cerca de 2h, pois a lua já estará muito abaixo do horizonte durante a segunda metade do evento. Os horários variam de acordo com a localização no país.

>> Saiba tudo sobre o eclipse lunar de 19 de novembro de 2021

De acordo com dados da plataforma "Time and Date", o eclipse lunar parcial poderá ser visto do Recife a partir das 03h02, com eclipse máximo por volta das 04h46 e final às 4h51, totalizando cerca de 1h50.

Em São Paulo, por exemplo, começará às 3h, acabando pouco depois das 5h. Já em Manaus, começará às 2h, acabando depois das 5h40. Quanto mais ao Oeste do país, mais tempo terá o evento. A observação também dependerá das condições climáticas das regiões.

O que é um eclipse lunar?

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua, o Sol e a Terra se alinham brevemente, bloqueando os raios solares que costumam chegar à superfície do satélite natural do planeta. Isso gera uma sombra, que encobre a Lua pouco a pouco. Na madrugada do dia 19 de novembro, a sombra terrestre esconderá 97% da Lua Cheia, por isso o fenômeno é chamado de "eclipse parcial".

Passo a passo do eclipse no Recife:

  • 03h02
    Eclipse penumbral começa
    A penumbra da Terra começa a tocar a face da lua.
  • 04h18
    Eclipse parcial começa
    O eclipse parcial da lua começa. Ela estará próxima ao horizonte, portanto, é recomendado ter visão livre para oeste-noroeste.
  • 04h47
    Eclipse máximo no Recife
    Esse é o momento em que o eclipse atinge sua maior magnitude, enquanto a Lua inteira está acima do horizonte no Recife. O verdadeiro ponto máximo desse eclipse não pode ser visto no Recife, porque a Lua estará abaixo do horizonte, neste momento. Por isso, é recomendado ir a um ponto alto ou com visão livre no sentido oeste-noroeste.
  • 4h51
    Fim do eclipse no Recife
    O eclipse continua depois desse horário, mas já não poderá ser visto, por estar abaixo do horizonte