POLÍTICA

Três cidades da Região Metropolitana do Recife não têm nenhuma vereadora; saiba quais

No Recife, dos 39 vereadores, apenas 7 são mulheres

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/11/2021 às 17:40
Yacy Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Yacy Ribeiro/JC Imagem

Um levantamento feito pela Rádio Jornal, com base no Painel Panorama do Legislativo Municipal do Senado, traz um registro da representatividade feminina nas câmaras municipais da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Na capital pernambucana, dos 39 vereadores, apenas 7 são mulheres, representando 18% da casa legislativa. No escopo nacional, Recife é a sexta capital em representatividade feminina, empatando com o Rio de Janeiro. Na região Nordeste, perde para Salvador e Fortaleza - empatadas em quinto com 21% -, e Natal (24%), terceira colocada no ranking.

Recife também está na terceira colocação da RMR - empatada com Araçoiaba -, ficando atrás de Igarassu (20%) e Paulista (27%).

Nenhuma vereadora em três cidades

A lista das 14 câmaras municipais da RMR ainda traz um dado preocupante: três delas não contam com nenhuma vereadora. Segundo o levantamento, Ilha de Itamaracá, Moreno e Camaragibe não elegeram uma representante na última legislatura.

Na visão da cientista política da Universidade Federal de Alagoas, Luciana Santana, o fato de as mulheres terem que ocupar diversos espaços na sociedade dificulta a chegada do público feminino às casas parlamentares.

A análise da especialista você confere na matéria da repórter Ingrid Santos: