Astronomia

Vai ter eclipse solar em 2021? E lunar? Veja detalhes do próximo e último eclipse do ano

O ano de 2021 tem 4 eclipses

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 22/11/2021 às 8:32
Reprodução/Pixabay
FOTO: Reprodução/Pixabay

Na última sexta-feira (19), aconteceu o eclipse lunar mais longo do século e em 580 anos. Os eclipses estão dentre os fenômenos astronômicos que mais despertam curiosidade. Em 2021, são quatro eclipses, no total. Três deles já aconteceram: Eclipse lunar, em 26 de maio, eclipse solar, em 10 de junho, eclipse lunar, em 19 de novembro.

>> Fotos do eclipse de hoje, 19 de novembro: veja vídeos e fotos do eclipse lunar e saiba como foi o eclipse de hoje

>> Como foi o eclipse de 19 de novembro? Veja vídeos e fotos do eclipse lunar, do começo ao fim

Próximo eclipse em 2021

O próximo eclipse, em 2021, será um eclipse solar, no dia 4 de dezembro, em 12:22 graus de Sagitário.

Eclipse solar

No eclipse solar, o Sol é que fica obscurecido. O Sol, na Astrologia, rege o futuro e o poder de escolha. A Lua se sobrepõe ao Sol, por isto eclipses solares podem trazer um retorno do passado.

Apesar de o eclipse ter uma atuação particularmente forte nas imediações da data em que ocorre, em Astrologia se diz que um eclipse ainda tem cerca de seis meses para se manifestar em pequenos ou grandes eventos, até que venha outro de mesma natureza (solar ou lunar), ocorrendo em novo grau, acionando a mesma casa ou não.

Eclipses e incerteza

Segundo o site Personare, o significado principal de um eclipse é a incerteza. Cerca de três semanas antes e depois de um eclipse, tudo pode ficar incerto, em suspense, com pouca clareza.

O eclipse também pode gerar tensão inconsciente, até por juntar Sol e Lua, dois planetas essenciais na Astrologia. Por isso, situações críticas têm mais chance de transbordar a partir do fenômeno. Além disso, pode-se dizer que eclipses produzem ativações e temas ligados a eles e reverberam por, pelo menos, seis meses.