Política

Além de corrupção, o que Sergio Moro pensa sobre saúde pública, Bolsa Família, liberdade de imprensa e governabilidade? Veja respostas

Sergio Moro foi perguntado sobre seu projeto para a Presidência da República

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 03/12/2021 às 10:00 | Atualizado em 03/12/2021 às 10:19
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro Sergio Moro afirmou que espera sugestões da sociedade civil para aprimorar a lei anticrime - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O que Sergio Moro pensa sobre corrupção todos já sabem. Como juiz que cuidou de diversos casos na operação Lava Jato, o pré-candidato à Presidência da República mandou para a cadeia e condenou diversos políticos. Mas, se vencer as eleições do ano que vem, Moro vai precisar cuidar de vários outros assuntos. Na manhã desta sexta-feira (3), em entrevista à Rádio Jornal, o ex-ministro disse o que pensa sobre saúde pública, liberdade de imprensa e governabilidade.

Confira as respostas:

Saúde pública?

"Vimos durante a pandemia como foi importante o SUS. Foi o SUS que salvou brasileiros de consequências ainda piores. Temos, no país, vários centros de referência em matéria de serviço hospitalar, mas eles ficam concentrados em capitais. As vezes, até em capitais específicas. Mas esse serviço de qualidade não chega em todo lugar, não chega no interior. Há uma carência, por exemplo, de leitos de UTI no interior do pais em condições dramáticas. Temos de ampliar o sistema de saúde, ampliar o treinamento e cooperação dos médicos no interior do pais com médicos de centros de referência", disse.

Erradicação da pobreza?

 

"Teremos um foco na erradicação da pobreza no formato de uma agência governamental com a missão de erradicar a pobreza no pais. Vamos pegar os melhores dos melhores do ministérios para fazer parte desse esforço coletivo. Vamos manter programas de transferência de renda, que antes se chamava Bolsa Família, agora, o Auxilio Brasil, como se mudar nome fizesse alguma diferença. Mas também temos de ter uma abordagem individualizada. Por que aquele individuo não consegue sair da pobreza? As vezes, para isso, é um tratamento de saúde, uma oportunidade de trabalho. Diziam que combater a corrupção era impossível, nós fizemos. Dizem que combater a pobreza é impossível, mas está no nosso projeto", afirmou. 

Liberdade de imprensa?

"Desde que entrei, deixei claro que não vamos agredir as pessoas, ofender as pessoa, por mais que a gente discorde. Isso também com a imprensa. Não ofenderemos jornalistas nem defenderemos controle social da imprensa. Um país livre depende de liberdade de imprensa e jornalistas devem ser valorizados. Isso também vai valer para nossos adversários", disse o ex-juiz.

.

Governabilidade?

Sergio Moro: A política é construída em cima de projeto, princípios e diálogo. São três componentes essenciais. Tenho princípios. Minha carreira de juiz mostra a credibilidade dessa afirmativa. Estamos construindo projeto, chamamos especialistas de diversas áreas. E estamos conversando com todo mundo. Queremos fazer um pacto politico, ainda durante a eleição. Está no meu DNA o combate à corrupção. Nosso projeto não envolve construir governabilidade em cima de coisas como mensalão e petrolão. Esses esquemas de corrupção não nos levaram muito longe. Estamos com os mesmos problemas há 30 anos. O PT causou recessão, economia em frangalhos, salários reduzidos. Não precisamos sacrificar ética por uma “boa politica”. Uma série de transgressões éticas, rachadinha, redução no combate à corrupção. E o que o governo está entregando? recessão, inflação subindo! É só ir em um supermercado, posto de gasolina.. Que governabilidade é essa que no governo do PT e no atual só trouxe recessão?

Ouça na íntegra:

Comentários