
E já está disponível na plataforma da Netflix a parte final de uma das séries de maior sucesso do streaming: La Casa de Papel. Os novos episódios foram disponibilizados nesta sexta-feira (3). O público poderá assistir como será o fim de personagens como Lisboa, interpretado pela atriz Itziar Ituño.
Inicialmente chamada de Raquel Murillo, a personagem assumia o papel de uma inspetora do Corpo de Polícia Nacional responsável por investigar o assalto à Casa da Moeda. No meio do trabalho, ela acaba se envolvendo com o chefe do bando, o Professor (interpretado por Álvaro Morte), e é afastada do caso, assim, se tornando Lisboa.
Veja Biografia de Itziar Ituño
Itziar Ituño nasceu em 18 de junho de 1974 (47 anos) em Basauri, País Basco, no norte da Espanha. Na vida acadêmica, estudou artes cênica na universidade da mesma cidade em que nasceu.
Além de estudar arte, também cursou Sociologia urbana-industrial e política pela Universidade do País Basco.
Além de atriz, Ituño é compositora e cantora e já passou por três bandas. No cinema, trabalhou em diversos longas metragens espanhóis e concorreu a prêmios nacionais e internacionais, como no filme Loreak que foi escolhido pela Academia de Cine para representar a Espanha na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2016.
Carreira de cantora
Durante sua vida, a atriz já foi membro de três bandas: Dangiliske, EZ3 e INGOT. Como vocalista desta última, fez participação em 2019 no programa do SBT The Noite, apresentado por Danilo Gentili.
Em um bate papo descontraído com o apresentador, a artista falou sobre sua participação no seriado La Casa de Papel e sua carreira junto com a banda.
Ativa em causas sociais
A atriz é conhecida por seu envolvimento em causas políticas e sociais. Em suas entrevistas, sempre fala em favor do empoderamento feminino e dos direitos das mulheres. Em 16 de março de 2018, a artista divulgou em seu perfil na rede social uma publicação com uma foto de Mariele Franco, morta em 14 de março, no Rio de Janeiro, com a seguinte legenda: "Mulher assassinada por lutar por igualdade e liberdade. Não há direito!".
Devido a seu posicionamento político, em 2017, a série La Casa de Papel teve uma tentativa de boicote. A atriz apareceu em um vídeo defendendo um grupo separatista pertencente ao País Basco (seu local de origem).
Crítica a Bolsonaro
Em uma entrevista ao apresentador brasileiro Victor Sarro em maio de 2020, a atriz criticou o presidente e suas ações referente a Amazônia.
Atriz em Pernambuco
A intérprete de Lisboa já esteve em Caruaru, região Agreste de Pernambuco, em 2019, juntamente com a banda a banda de rock em que era vocalista no período, a Ingot.
Comentários