Pandemia do Novo Coronavírus

Aplicativo Conecte SUS é hackeado; usuários dizem que comprovantes de vacinação desapareceram; veja o que se sabe

Grupo hacker reivindica golpe e diz ter excluído 50 TB de dados internos

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 10/12/2021 às 7:44 | Atualizado em 10/12/2021 às 9:57
Notícia
MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL
Aplicativo Conecte Sus, onde o brasileiro pode comprovar que completou o esquema vacinal - FOTO: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL

Os sites do Ministério da Saúde e do Conecte SUS foram hackeados na madrugada desta sexta-feira (10). De acordo com o portal G1, há relatos de usuários indicando que comprovantes de vacinação desapareceram. Um grupo que reivindica o golpe afirma que copiou e excluiu 50 TB de dados internos.

O Conecte SUS é a plataforma responsável por emitir certificado de vacinação, obrigatório para acesso em locais públicos de várias cidades do país. 

Conecte SUS hackeado

Ousados, os criminosos escreveram na página principal dos sites que a plataforma havia sofrido "ransomware" e que "50 TB de dados foram copiados e excluídos". 

>>> LEIA MAIS: STF abre investigação para apurar mentiras contadas por Bolsonaro em live sobre vacina. 

Ransomware é uma espécie de vírus que rouba informações do computador da vítima. Neste caso, os criminosos cobram um valor para o resgate. Normalmente, o resgate deve ser pago com moedas virtuais, como o bitcoin. 

Às 7h, as mensagens já não estavam mais visíveis. Às 9h55, nossa reportagem ainda não conseguia acesso aos sites. 

De acordo com o G1, o Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque. Os criminosos ainda deixaram dados para serem conectados, caso haja interesse pela recuperação dos dados. 

...

O Ministério da Saúde se pronunciou horas após o problema ser percebido. Em nota, a pasta afirma que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional vão investigar o que foi chamado pelo governo de 'incidente'.

Não está claro se existe uma segunda plataforma que guarde os dados nem se as informações foram mesmo apagadas pelos golpistas. 

Nota na íntegra:

"O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas."

Comentários