NATAL 2021

Qual é o dia certo para desmontar a árvore de Natal?

A data é marcada como o período de encerramento das festividades de Natal para a liturgia da Igreja Católica

Gabriel Inácio
Gabriel Inácio
Publicado em 26/12/2021 às 6:00
Notícia
Reshot
Saiba qual é o dia certo para desmontar a árvore de Natal - FOTO: Reshot

Se você ficou em dúvida sobre o dia correto para desmontar a árvore, saiba que a data de guardar a caixa dos enfeites de Natal tem relação com uma tradição católica.

Qual é o dia certo para desmontar a árvore de Natal?

O dia correto para desmontar a árvore é o dia 6 de janeiro, dia Dia de Reis, também conhecido como Dia de Santos Reis. Os reis chamavam-se Belchior, Gaspar e Baltazar e levaram para os meninos Jesus, respectivamente, ouro, incenso e mirra.

Os reis que vieram do Oriente até Belém para encontrar Jesus Cristo, tiveram como guia a "Estrela de Belém". Outras versões dizem que os reis não viajaram juntos, Belchior começou o percurso na Europa, Gaspar, na Ásia, e Baltazar, na África.

>> O que significa Merry Christmas?

>> Confira mensagens para mandar para alguém especial no dia do Natal

A data também é marcada como o período de encerramento das festividades de Natal para a liturgia da Igreja Católica, se mantendo como o dia para desmontar as decorações natalinas.

Na visão dos protestantes, que também celebram o Natal, não existe uma data específica para o encerramento do ciclo natalino e, consequentemente, não há uma data para desmontar a árvore.

Simpatia das sementes de romã para atrair dinheiro e prosperidade

A data do Dia de Reis, também lembra uma tradição brasileira que envolve romã, dinheiro e simpatia. Reza a lenda que o ritual atrai prosperidade financeira e deve ser feito com algumas sementes da romã para que funcione. Em mais um ano atípico e de crises provocadas pela pandemia, não vale descartar a possibilidade.

A pessoa, no dia 6 de janeiro, deve engolir três caroços de romã, jogar o mesmo número para trás e guardar a mesma quantidade na carteira. Durante o ritual, que promete o sucesso financeiro, também estão inclusos no pacote os benefícios da prosperidade, amor, saúde, paz e tranquilidade no ano que se inicia. Durante o ritual a pessoa deve repetir a seguinte frase: "Gaspar, Belchior e Baltazar, que o dinheiro não venha me faltar".

 

Comentários