H3N2

Como tratar a gripe H3N2? Médico responde

Influenza A H3N2 Darwin tem lotado hospitais em vários estados do país

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 22/12/2021 às 9:06 | Atualizado em 27/12/2021 às 15:31
Notícia
Pixabay
Acetilcisteína é bastante utilizada no tratamento de tosses por tornar a secreção pulmonar mais fluída e fácil de ser eliminada - FOTO: Pixabay

O surto de gripe que tem atingido vários estados brasileiros tem como forte responsável a variante Darwin do vírus Influenza A H3N2, surgida na Austrália. Vários estados como Pernambuco e Rio de Janeiro já registram, inclusive, mortes. Veja nesta reportagem como tratar a doença:

>>> Saiba aqui a diferença entre os sintomas da H3N2 e da variante Ômicron da covid-19.

Tratamento para a gripe H3N2

De acordo com os médicos, os sintomas da gripe motivada pela variante H3N2 Darwin são bem semelhantes às da gripe comum. Isso inclui, febre, dor de cabeça e, em alguns casos, diarreia e vômitos. 

.

De acordo com especialistas ouvidos pelo portal UOL, o tratamento deve ser feito com medicamentos que combatam justamente os sintomas da doença.

Em casos mais graves, no entanto, alguns pacientes podem precisar ser internados. 

>>> Veja aqui quem faz parte do grupo de risco da gripe H3N2 e outros detalhes sobre a doença.

Como evitar a H3N2?

A forma de evitar a H3N2 é bem semelhante às recomendações relacionadas à pandemia do novo coronavírus. Neste caso, a população deve seguir usando máscaras e evitando ambientes fechados e com aglomerações. 

Pacientes que apresentem sintomas de gripe também devem ficar seis dias em isolamento para evitar de transmitir o vírus. 

Confira outras perguntas e respostas sobre a H3N2, clicando aqui. 

Vacina da gripe protege contra a H3N2?

As vacinas disponibilizadas nas campanhas de imunização sofrem atualizações anualmente para proteger contra as novas variantes que vão surgindo. O problema é que, quando a nova variante da H3N2 foi identificada, as vacinas usadas neste ano de 2021 já haviam sido desenvolvidas. Por isso, elas não protegem exatamente contra a H3N2 Darwin.

Apesar disso, a vacina "ajuda a pelo menos reduzir hospitalização", diz Cristina Bonorino, imunologista da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), ao portal UOL. "Essa variante não está na vacina, mas a H3N2 está. Então a vacina tem alguma proteção."

Na campanha de vacinação de 2022, as vacinas devem conter componentes específicos para proteger contra a H3N2 Darwin, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comentários