TRADIÇÃO

Superstição de ano novo: veja ritos para atrair boas energias em 2022

Muita gente aposta que uma boa superstição de ano novo pode garantir um novo ciclo com mais prosperidade

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 30/12/2021 às 16:10 | Atualizado em 30/12/2021 às 16:10
Notícia
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Festa de Ano Novo nas praias urbanas da Região Metropolitana de Recife. - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Para começar um novo ano com as boas energias renovadas muita gente costuma cumprir alguns ritos de passagem. Para quem acredita em superstição, pular 7 ondinhas no mar no réveillon, por exemplo, é uma dessas práticas que garante boa sorte no ano novo.

Abaixo, listamos algumas superstições para quem quer começar 2022 com o amor, fortuna e prosperidade encaminhados. Confira:

Pular 7 ondinhas

A tradição de pular 7 ondinhas é uma prática das religiões de matizes africanas. O gesto é uma homenagem à Iemanjá, orixá considerada rainha do mar, e simboliza renovação de seus ciclos.

Para a população em geral, os pulinhos das 7 ondas é visto como algo que atrai sorte, dinheiro e amor. 

.

Comer romã 

Bom, e parece que o estômago também tem relação com a sorte. Isso porque é comum comer algumas pessoas comerem romã para buscar prosperidade e fartura. A tradição aponta que é preciso comer entre três e sete sementes.

As sementes de romã devem ser colocadas entre os dentes durante a virada do ano, e depois secadas e guardadas na carteira ao longo do ano seguinte.

Comer uva

Comer sete uvas no dia da virada, guardar suas sementes, secá-las e mantê-las dentro da carteira até a virada seguinte é mais uma superstição relacionada à comida que atrai prosperidade e fartura.

Comer lentilhas

Outro costume que os supersticiosos passaram a adotar foi a ingestão de lentilhas como a primeira refeição do ano novo, logo após a meia-noite. O ritual teria se originado por conta da semelhança do alimento com moedas, o que traria riqueza.

Evite comer frango

Mas se for pra evitar um alimento, fuja das galinhas. Como são animais que 'andam para trás' enquanto ciscam, a superstição manda evitar comer carne de frango antes do ano-novo, pois isso simbolizaria uma espécie de retrocesso para o novo ano.

Usar roupa branca

Passar o réveillon de branco é certamente um dos hábitos mais tradicionais das festas de fim de ano no Brasil. A cor é usada por aqueles que querem paz e positividade no ano seguinte.

A origem dessa tradição, ao que tudo indica, pode ter surgido em cidades praianas, em que praticantes de religiões de origem africana celebravam a virada do ano com roupas brancas. Até que passou a ser copiado pelas demais pessoas. 

Folha de ouro na carteira

Outra superstição que muita gente adota é colocar uma folha de louro na carteira pouco antes da virada do ano, em busca de prosperidade. Reza a lenda que é preciso manter a folha na carteira o ano todo e só retirá-la de lá no ano seguinte, para ser substituída por outra.

Algumas pessoas costumam escrever o número do ano na folha para garantir uma sorte maior.

Canela

Já para quem procura prosperidade, a dica é colocar um punhado de canela em pó nas mãos para soprar em direção à sua porta de entrada de casa.

Dinheiro no sapato

E para quem quer garantir dinheiro no bolso e riqueza no ano novo, diz a superstição que é o certo é colocar notas de dinheiro dentro de seus calçados para passar o réveillon. Neste caso, o ideal é evitar chinelos ou sandálias e usar tênis ou sapatos que mantenham a nota no local. 

Comentários