HABILITAÇÃO

Veja qual é o prazo para tirar a CNH; Contran restabeleceu período

Retirada da CNH volta a ter prazo máximo de conclusão

Ísis Lima Agência Brasil
Ísis Lima
Agência Brasil
Publicado em 03/01/2022 às 17:27 | Atualizado em 03/01/2022 às 17:29
Notícia
Divulgação
Retirada da primeira habilitação volta a ter prazo máximo de conclusão - FOTO: Divulgação

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) restabeleceu o prazo para conclusão do processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), contado a partir de 1º de janeiro de 2022. A decisão é da semana passada e foi publicada no Diário Oficial da União como Deliberação Contran nº 248/21.

Atualmente, o processo para requerer a carteira de habilitação inclui exames de aptidão física e psicológica e aulas teóricas com duração de 45 horas/aula, seguidas de uma prova. Na etapa seguinte, é preciso fazer um curso prático de direção com, no mínimo, 20 horas/aula tanto para a categoria A (motocicleta) quanto para categoria B (automóvel). Após todas essas etapas, o candidato faz a prova prática.

Qual o prazo para tirar a CNH? 

De acordo com o Contran, o prazo máximo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação foi restabelecido para 12 meses. 

O prazo para tirar a CNH estava suspenso por tempo indeterminado, como medida para diminuir os impactos da pandemia da covid-19 no Brasil. Pela decisão do Contran, quem tinha processo ativo até 31 de dezembro de 2020, agora terá até 31 de dezembro de 2022 para conclui-lo.

Autoescolas

O Contran também prorrogou, por um ano, contado desde 3 de novembro de 2021, os prazos para uso dos veículos de aprendizagem em centros de formação de condutores.

Pelas regras, os veículos utilizados por autoescolas devem ter tempo máximo de uso. Na categoria A, por exemplo, o prazo é de cinco anos, excluído o ano de fabricação. Para a categoria B, o prazo é de até oito anos, sem contar o ano de fabricação.

Comentários