Infecção por vírus

Tripla infecção: Mulher é diagnosticada com covid, gripe e resfriado em São Paulo

Segundo o infectologista, um dos motivos que pode explicar a tripla infecção é que a mulher participou de vários eventos sociais

Adige Silva
Adige Silva
Publicado em 05/01/2022 às 23:05
Notícia
Pixabay
Acetilcisteína é bastante utilizada no tratamento de tosses por tornar a secreção pulmonar mais fluída e fácil de ser eliminada - FOTO: Pixabay

Uma mulher de 49 anos, moradora da cidade de Botucatu, interior de São Paulo, foi infectada simultaneamente pela covid-19, da gripe e do resfriado comum. Segundo O Globo, a paciente foi diagnosticada pelo médico Alexandre Naime Barbosa, chefe do departamento de Infectologia da Unesp.

.

De acordo com o Alexandre, a paciente procurou seu consultório com sintomas gripais, apresentando dor de garganta, febre, dores no corpo e cansaço. A detecção foi realizada através de um exame chamado "painel viral", que é capaz de identificar diferentes tipos de vírus.

Segundo o infectologista, um dos motivos que pode explicar a tripla infecção é que a mulher participou de vários eventos sociais no mês de dezembro.

"Nós já tínhamos notícia de casos de coinfecção de influenza com corona, que o pessoal chama de Flurona, mas a gente não tinha visto isso ainda, de três vírus ao mesmo tempo o que é uma surpresa pelo momento que vivemos" disse o profissional, em entrevista a O Globo.

"É um caso interessante para mostrar como as pessoas estão se expondo. Isso evidencia um entendimento errado do que seria flexibilização das medidas restritivas. É necessário que as pessoas sigam tendo as regras básicas de prevenção a qualquer infecção respiratória viral. Obvio que hoje em dia, as pessoas consigam praticar certas atividades mas, essa paciente é um exemplo de como houve relaxamento excessivo. Ela tinha praticado diversas atividades e nossa interpretação foi de que ela se expôs a múltiplas situações de risco. O que aconteceu com grande parte da população", completou o médico.

Comentários