FLURONA

Flurona Covid Sintomas: Conheça os sintomas da dupla infecção por gripe e pelo novo coronavírus

No Brasil, um jovem testou positivo para covid e gripe ao mesmo tempo, no Rio; Em Santa Catarina, o governo investiga 10 casos suspeitos

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 04/01/2022 às 7:09 | Atualizado em 04/01/2022 às 7:31
Notícia
Reprodução
Surto de gripe H3N2 tem preocupado população - FOTO: Reprodução

Imagine ser infectado pelo novo coronavírus e pelo vírus da gripe ao mesmo tempo. Impossível? Definitivamente, não. Após Israel detectar o primeiro caso de "Flurona", como é chamada a dupla infecção, o Brasil já tem alguns casos confirmados em SP, Rio e no Ceará. Conheça aqui quais os sintomas da Flurona.

Sintomas da Flurona

De acordo com os médicos, a detecção de que o paciente está infectado pelos dois vírus costuma ser feito a partir de um exame do tipo painel viral - que, normalmente, em laboratórios particulares. 

>>> Em Pernambuco, vacina contra covid-19 em crianças não exigirá prescrição médica

Isso, porque, como são doenças respiratórias, covid e gripe têm sintomas bastante semelhantes. Entre os indicativos mais comuns, estão: febre, tosse, dor no corpo, irritação na garganta e, em alguns casos, diarreia. 

>>> Entenda aqui a diferença entre os sintomas das duas doenças.

Flurona no Brasil

Já há registros de Flurona em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. No Rio, o infectado pelos dois vírus é um jovem de 16 anos. Felizmente, como o rapaz está vacinado, os sintomas são leves. 

De acordo com a mãe do garoto, os sintomas começaram a aparecer no dia 29 de dezembro. Ele sentiu febre baixa e coriza. 

.

"Achei que, se desse alguma coisa, seria influenza, mas deram as duas coisas. Eu desconfiei e fomos para outro laboratório. Em poucas horas, também veio o resultado, confirmando o primeiro teste", contou a mãe, a fisioterapeuta Adriana Soutto Mayor, ao jornal Valor Econômico. "Não sabia que podia se ter os dois vírus ao mesmo tempo", acrescentou a mãe. 

O que dizem as autoridades sanitárias?

"É importante ressaltar que ainda não existem estudos científicos publicados que confirmem as implicações clínicas ou imunológicas da infecção conjunta. A Secretaria reforça que vai acompanhar qualquer ocorrência que venha a ser notificada no Estado.", diz nota enviada pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. 

No Ceará, o governo confirmou três casos - todos leves. Dois quadros de dupla infecção foram encontrados em crianças de 1 ano. Um terceiro caso foi diagnosticado em um homem de 52 anos. 

Segundo o infectologista Leonardo Weissmann, ainda não se sabe se a dupla infecção pode agravar o quadro das doenças. "Tanto a covid-19 quanto a influenza são doenças respiratórias, porém a chamada flurona é muito nova e não sabemos se a combinação dos dois vírus causa doenças mais graves", contou ao Valor Econômico. 

Comentários