Gripe H3N2

H3N2: Tempo de isolamento, sintomas, como evitar e tratamento da nova gripe

Surto de gripe H3N2 tem lotado hospitais em vários estados do país

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 27/12/2021 às 11:00 | Atualizado em 29/12/2021 às 8:52
Notícia
Reprodução
Surto de gripe H3N2 tem preocupado população - FOTO: Reprodução

A nova variante H3N2 Darwin do Influenza A causa muitas dúvidas na população, preocupada com a transmissão do vírus, que não é combatido pela versão mais atualizada da vacina contra a gripe. Por isso, fique atento às orientações dos médicos:

>> Como cuidar da gripe H3N2? Qual o período de transmissão da H3N2? Quais os sintomas? Saiba tudo sobre a doença

Qual o tempo de isolamento para quem tiver sintomas?

O médico Felipe Duarte, gerente de Pacientes Internados e Práticas Médicas do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, disse à revista Veja que os principais sintomas da doença são: coriza, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e febre.

>>> Entenda a diferença dos sintomas da H3N2 em comparação com a variante Ômicron, da covid-19. 

>> H3N2 mata? Quantos dias dura a H3N2? A vacina da gripe protege contra H3N2? 

De acordo com o médico, quem apresentar esses sintomas deve ficar sete dias em isolamento para evitar transmitir a doença para outras pessoas. O paciente também deve ter "repouso, boa alimentação, hidratar-se bem e usar medicamentos para amenizar dores e febre". 

Como evitar e o tratamento da H3N2

Segundo a pediatra Ana Escobar, as medidas de proteção contra a H3N2 são as mesmas da covid-19. "As mesmas medidas de proteção da covid valem para a H3N2: Uso de máscara, lavar a mão, ambiente arejado e evitar aglomeração desnecessária. Está todo mundo relaxando por causa da covid, que diminuiu. Já tem gente se abraçando, indo a lugares públicos sem máscara", disse a especialista em entrevista ao UOL. 

O tratamento pode ser feito em casa com medicamentos que combatam os sintomas, mas “se houver desmaio, falta de ar, chiado no peito, febre de difícil controle ou convulsão, é preciso buscar ajuda imediata”, alertou à Veja o médico Felipe Duarte. 

>>> Leia aqui mais informações sobre o tratamento da H3N2.

Testagem

Os especialistas concordam que a testagem é a única forma de garantir qual doença está acometendo o paciente com sintomas. 

.

Comentários