RESFRIADO

Está gripado ou com sintomas de gripe H3N2? Veja como receber atendimento sem sair de casa em Pernambuco

Surto de gripe H3N2 tem causado preocupação em meio ao momento de enfrentamento da pandemia da covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 23/12/2021 às 18:20 | Atualizado em 27/12/2021 às 15:39
Notícia
Pixabay
Acetilcisteína é bastante utilizada no tratamento de tosses por tornar a secreção pulmonar mais fluída e fácil de ser eliminada - FOTO: Pixabay

Diante do surto de gripe H3N2 que se espalha pelo Brasil, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) lembra que quem estiver com sintomas gripais pode conseguir atendimento online e gratuito, sem precisar se deslocar para serviços de saúde e lotar as unidades. A ferramenta foi criada no início da pandemia para dar suporte remoto a pacientes com suspeita de covid-19.

O Atende em Casa segue atuando para orientar, por meio do teleatendimento, usuários que apresentem qualquer tipo de sintoma gripal, seja suspeita de Covid-19 ou de influenza H3N2, e precisem de suporte especializado. 

A teleorientação busca acolher o usuário em sua experiência de adoecimento, confirmar as condições e sintomas referidos no questionário e orientar sobre os cuidados necessários a cada classificação de risco.

O Atende em Casa também conta com o teleacolhimento, serviço de apoio emocional para a população com sintomas gripais que apresenta sofrimento psíquico pelo isolamento domiciliar ou pela própria doença.

.

Como conseguir atendimento?

A ferramenta pode ser acessada por aplicativo de celular com sistema Android ou pelo site do Atende em Casa clicando aqui

Após preencher informações básicas o usuário será direcionado para um questionário que permite a avaliação inicial do quadro de saúde a partir de perguntas sobre seus sintomas.

Em seguida, uma classificação de risco é realizada pelo sistema e, com isso, são dadas as orientações necessárias ou feito o encaminhamento para a teleorientação com um profissional de saúde, que poderá orientar para o isolamento social ou a busca por um serviço de saúde.

 

Atualmente, o Atende em Casa está disponível para 146 municípios pernambucanos que fizeram adesão à ferramenta. Também é possível agendar a testagem para detecção da Covid-19 com dia, hora e local pré-determinados.

 

Comentários