RESFRIADO

Qual exame detecta H3N2?

H3N2 tem preocupado a população devido à velocidade com que o número de casos tem crescido

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 27/12/2021 às 18:52 | Atualizado em 27/12/2021 às 18:55
Notícia
Reprodução
Surto de gripe H3N2 tem preocupado população - FOTO: Reprodução

Com a alta de casos da gripe influenza H3N2 em meio à pandemia da covid-19, os sintomas gripais podem confundir o diagnóstico do paciente. Como saber se o que tenho é gripe ou covid? O teste é essencial nesse momento.

Qual exame detecta a H3N2?

O teste para detectar a influenza A H3N2 é parecido com da covid-19, ou seja, por coleta de material nasal.  

Por conta disso, para ajudar no diagnóstico dos casos, a Secretaria de Saúde do Recife passou a processar todos os testes do tipo RT-PCR colhidos em pessoas sintomáticas tanto para covid-19 como para influenza. 

Além disso, quem tiver sintomas gripais pode procurar nas farmácias o teste 3 em 1m, que é capaz de identificar se a pessoa está com o novo coronavírus ou influenza A e B. 

O teste farmacêutico é realizado por meio de uma amostra coletada pelo nariz, pela nasofaringe ou pela orofaringe. Ele identifica a presença de antígenos virais do coronavírus e da influenza, e leva 15 minutos para apresentar os resultados.

O teste 3 em 1 é indicado para três situações bem específicas: quando o paciente tem sintomas de influenza; para pessoas com sintomas de covid entre três a seis dias; ou para uma pessoa assintomática que teve contato com um doente.

Apesar de identificar a presença do coronavírus ou da influenza, o teste 3 em 1 não identifica a carga viral do paciente e nem qual variante dos vírus está presente. 

.

Onde realizar o teste no Recife?

A Secretaria de Saúde do Recife oferece oito pontos fixos de testagem gratuita que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A testagem acontece na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

Com informações da Agência Brasil*

Comentários