Gripe H3N2

H3N2: Governo de Pernambuco declara pela primeira vez que Estado enfrenta epidemia de gripe; veja significado e diferença da pandemia

Classificação de 'epidemia' foi dada na manhã desta quinta-feira (30), pelo secretário de Saúde, Andre Longo

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 30/12/2021 às 10:40 | Atualizado em 30/12/2021 às 11:12
Notícia
Welington Lima/JC Imagem
A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começou nessa segunda-feira (23) em todo o país - FOTO: Welington Lima/JC Imagem

Às vésperas do réveillon, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, classificou como uma epidemia o avanço de gripe que está sendo registrado no Estado. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (30). Até o momento, o governo estadual já registrou 2,4 mil casos de gripe e 11 mortes causadas pela doença.

>>> Veja onde encontrar tratamento para gripe em Pernambuco, clicando aqui.  

“O vírus (influenza) circula com muita força no Estado", alertou André Longo na coletiva que aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Saúde. Ainda de acordo com o gestor, já há registro da doença "em praticamente todas as macroregiões do Estado". "Portanto, estamos vivendo uma epidemia de H3N2 em meio à pandemia da covid-19", disse Longo. 

Segundo André Longo, a H3N2 tem sido encontrada em 99% dos testes que estão sendo realizados. Apesar disso, ainda não se sabe se a maioria dos casos está relacionada à preocupante variante Darwin.

Assista entrevista com secretário André Longo:

 

>>> Tempo de isolamento, sintomas e tratamento da H3N2, clique aqui e saiba tudo. 

Diferença entre epidemia e pandemia

"Epidemia" é o termo técnico usado por profissionais de saúde para classificar quando uma doença apresenta grande aumento de registros em um determinado espaço de tempo e em uma grande região - mas não em níveis globais. Ela é percebida quando uma doença se alastra em diversas cidades ou estados, por exemplo. 

>>> Qual exame detecta o H3N2? Clique aqui e veja.

“Epidemia é quando uma doença apresenta um crescimento abrupto, além do que é esperado”, explica o professor da faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Carlos Magno, à CNN Brasil. “Não chamamos de epidemia quando são doenças sazonais, como a dengue, que os casos crescem todos os anos na mesma época. Quando uma epidemia acontece de maneira constante ao longo do tempo no mesmo local, é chamada de endemia”, explica. 

E a pandemia?

A pandemia é como se classifica um grau mais agravado de uma epidemia, quando a doença se alastra por vários continentes ou em todo o mundo - como no caso do novo coronavírus. Neste caso, o responsável por classificar uma situação pandêmica é a Organização Mundial da Saúde. 

USE MÁSCARA!

Segundo o secretário de Saúde, a população deve usar máscaras, a fim de se proteger contra o vírus da gripe. 

.

Comentários