Acidente

Capitólio: Quantas pessoas morreram? Como estão as vítimas? Como estão as buscas? Veja últimas notícias sobre deslizamento em Capitólio

Tragédia em Capitólio deixou mortos e feridos, nesse sábado (8)

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 09/01/2022 às 9:47 | Atualizado em 09/01/2022 às 16:55
Notícia
DIVULGAÇÃO/CBMMG
DESABAMENTO Quatro bancos foram atingidos direta ou indiretamente - FOTO: DIVULGAÇÃO/CBMMG

A queda de um paredão sobre lanchas de turismo no Lago de Furnas, em Capitólio, Minas Gerais, deixou mortos e feridos, além de ter chocado o Brasil.

Capitólio-MG: Jogador do Athletico-PR conta como escapou da tragédia; veja

O acidente em Capitólio aconteceu nesse sábado (8) e foi filmado e amplamente divulgado. A região é conhecida pelos passeios turísticos entre lagos, trilhas, cachoeiras e vales.

Confira todos os detalhes sobre a tragédia em Capitólio abaixo.

Quantas pessoas morreram em Capitólio?

Pelo menos sete pessoas morreram no acidente em Capitólio, todas elas estavam na mesma embarcação, cuja identificação era o nome "Jesus". Na manhã deste domingo (9), foi confirmada mais uma morte. 

Mais de 30 pessoas ficaram feridas e três continuavam desaparecidas, segundo o porta-voz dos bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, na noite desse sábado (8).

Capitólio: Primeiro nome de vítima fatal é divulgado; Veja detalhes sobre vítimas da tragédia em Minas Gerais

A princípio, a estimativa era de 20 desaparecidos, mas o número se reduziu, porque boa parte das vítimas que não haviam sido contatadas eram pessoas que foram por conta própria para o hospital, explicou Aihara em mensagem de voz enviada a jornalistas.

> ATUALIZAÇÃO: Sobe para 8 o número de pessoas mortas na tragédia em Capitólio, Minas Gerais

Os mortos e desaparecidos estavam na embarcação mais atingida pela rocha, disse Aihara. "Todas as pessoas que estavam nas outras três lanchas que temos registradas já foram resgatadas.

32 pessoas ficaram feridas e nove tiveram que ser internadas, segundo os bombeiros, que mobilizaram várias equipes de resgate, incluindo mergulhadores.

Esses últimos interromperam as buscas durante a noite por razão de segurança, mas outros socorristas continuavam trabalhando no local.

Como estão as buscas em Capitólio?

Segundo o Uol, o Corpo de Bombeiros retomou as buscas por três pessoas desaparecidas, após o desabamento do paredão de rochas em Capitólio.

A operação com mergulhadores foi reiniciada às 5h deste domingo (9).

Os corpos das vítimas serão encaminhados para IML de Passos, onde será feito exame necroscópico para saber causa de morte, para saber se houve afogamento, politraumatismo contuso e realização de exame toxicológico.

Como estão as vítimas do acidente em Capitólio?

Pelo menos, 27 vítimas foram atendidas e liberadas, segundo o Uol, sendo 23 na Santa Casa de Capitólio e quatro na Santa Casa de São José da Barra.

Quatro seguem hospitalizadas: duas na Santa Casa de Piumhi (com fraturas expostas) e duas na Santa Casa de Passos, ambas com quadro de saúde estável.

Acidente em Capitólio

Ao meio-dia do sábado, um grande fragmento de rocha se desprendeu de um paredão e caiu em cima de quatro lanchas de turismo no Lago de Furnas, região turística do estado.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que o maciço se desprende e cai sobre as embarcações, ante o pânico de passageiros que presenciavam a cena de outras lanchas.

"O presidente Jair Bolsonaro compartilhou nas redes sociais algumas dessas imagens e ressaltou que, "tão logo aconteceu o lamentável desastre", a Marinha deslocou até o local uma equipe e "vem atuando no resgate de vítimas e transporte de feridos".

Previsão do tempo para Capítólio

 

A forte chuva dos últimos dias na região Sudeste favoreceu o desprendimento, indicaram os bombeiros, enquanto a causa do acidente é investigada.

A expectativa é de mais chuva para a região neste domingo (09).

A Defesa Civil recomendou que autoridades locais suspendam os passeios turísticos no local, "para evitar a exposição de pessoas a novos riscos", e pediu que os turistas evitem esse tipo de atividade em regiões afetadas por tempestades.

Histórias de salvamento em Capitólio

Irmã de um dos condutores de uma das lanchas que foi atingida na hora do acidente, Ana Lucia Costa, auxiliar de serviços gerais, conta que o irmão percebeu que as pedras estavam caindo.

"Ele conseguiu salvar as pessoas que estavam na lancha com ele, quando viu que as pedras estavam saindo. Mas infelizmente foi atingido com um pedaço de pedra da lancha e desmaiou.

O pessoal que estava com ele na lancha conseguiu prestar o socorro. Na lancha foi ele e uma criança que teve um ferimento no dedo.

Ele passou por uma tomografia e teve de fazer uma cirurgia na face, teve alguns cortes e graças a Deus está bem."

Um dos marinheiros e proprietário de lanchas que estavam no local, Leandro Ferreira de Andrade foi um dos primeiros a chegar ao local para tentar socorrer as vítimas do acidente.

"Uma das nossas lanchas e outra que faz parte da nossa área de embarque ligaram pedindo socorro, que havia caído pedras em algumas lanchas e pessoas. Nos deparamos com uma cena complicada e a gente fez o que conseguiu fazer ali , tentando socorrer o máximo possível de pessoas ali naquele momento", completou.

Vítimas de Capitólio

Até o momento, a única vítima que teve o nome confirmado pelas autoridades foi um militar reformado da Polícia Militar de Minas Gerais, segundo a TV Globo. 

O homem estava numa lancha com vários membros de sua família.

Comentários