IMUNIZAÇÃO

Vacina contra a covid-19: Pernambuco inicia imunização de crianças de 5 a 11 anos

A primeira criança a receber a vacina contra a covid-19 foi uma garotinha de 11 anos com síndrome de Down

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 15/01/2022 às 8:20 | Atualizado em 15/01/2022 às 8:27
Notícia
DANIEL TAVARES/PCR
Vacinação de crianças entre 5 e 11 anos começou, em Pernambuco, no dia 14 de janeiro - FOTO: DANIEL TAVARES/PCR

Pernambuco iniciou nesta sexta-feira (14) a vacinação contra a covid-19 de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. A primeira remessa com 60 mil doses do imunizante da Pfizer/Comirnaty chegou ao Estado no final da manhã desta sexta

A primeira criança a receber a vacina foi Maria Antônia Oliveira, de 11 anos, que tem síndrome de Down. Outras cinco crianças com síndrome de Down e uma com autismo assistidas no serviço também receberam a primeira dose da vacina, aplicada pela superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo, durante o ato simbólico.

“Hoje é um dia muito importante na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco. Neste primeiro momento, recebemos essas 60 mil doses. Há uma expectativa de que as remessas aumentem nas próximas semanas. Tão logo a gente vacine essas crianças com comorbidades, devemos começar a vacinar por faixa etária, começando pelas crianças de maior idade até as crianças de menor idade”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo, que esteve presente no ato. 

Segundo o prefeito do Recife, João Campos, toda criança que se vacinar na capital pernambucana ganhará um livro, numa forma de estimular a leitura. 

Entrega das doses aos municípios

As 60 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 10h50 e seguiram para sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE) para conferência e posterior encaminhamento aos municípios.

Toda a logística já estava montada para o envio das doses para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). A distribuição iniciou já nesta sexta (14) e será finalizada neste sábado (15).

Até o momento, a vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para aplicação na faixa etária dos 5 a 11 anos. Das 60 mil doses enviadas a Pernambuco, 5.960 serão destinadas para 100% dos indígenas com esta faixa etária e 53.980 doses serão para 4,28% da população de crianças de 5 a 11 anos, dentro do grupo prioritário.

“No caso da imunização do público infantil, a orientação é que sejam criadas alternativas distintas dos adultos, pois embora o imunizante seja do mesmo fabricante, sua apresentação, dosagem e composição são diferentes do imunizante utilizado para maiores de 12 anos. Além da formulação pediátrica ser diferente dos adultos, o intervalo de duas doses para completar o esquema vacinal será de dois meses. Neste período de preparação, orientamos os gestores municipais e as equipes de imunização a ficarem atentos a essas especificidades para evitar erros de administração”, explica a superintendente estadual de Imunizações, Ana Catarina de Melo.

O envio de novas doses será feito pelo Ministério da Saúde de forma gradativa. A vacina contra a Covid-19 estará disponível para as crianças de cinco a 11 anos nos postos e pontos de vacinação organizados no Sistema Único de Saúde (SUS), desde que acompanhadas pelo pai, pela mãe ou responsáveis.

No ato da imunização, será exigida a apresentação de um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. A estimativa é de que o público entre cinco e 11 anos seja de 1,1 milhão em Pernambuco.

Comentários