DESPEDIDA

Elza Soares: velório da cantora será aberto ao público nesta sexta-feira (21)

Elza Soares morreu em casa, aos 91 anos, de causas naturais

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 21/01/2022 às 9:05 | Atualizado em 21/01/2022 às 13:48
Notícia
Lilo Oliveira/Divulgação
A cantora Elza Soares morreu nessa quinta (20) - FOTO: Lilo Oliveira/Divulgação

O corpo da cantora Elza Soares, que morreu nessa quinta-feira (20), aos 91 anos, chegou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro para ser velado nesta sexta-feira (21). De acordo com a família da artista, ela morreu em casa de causas naturais.

A assessoria de imprensa da artista informou, por meio de nota, que o velório teve início às 8h, apenas para amigos e familiares, e entre as 10h e as 14h ficará aberto ao público.

.

À tarde, o corpo de Elza Soares será sepultado no Jardim da Saudade Sulacap, que também fará uma homenagem à cantora na capela VIP. O sepultamento será no setor do Cristo Redentor.

"O translado para o cemitério Jardim da Saudade de Sulacap será feito pelo carro do Corpo de Bombeiros com trajeto passando pela av. Atlântica. O velório no cemitério, assim como o enterro, será restrito aos familiares e amigos", afirma a nota.

O prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, declarou luto oficial por três dias pelo falecimento da cantora e compositora. O decreto foi publicado na edição, desta sexta-feira, do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Em nota, o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, lamentou a morte da artista e afirmou que Elza é símbolo de luta, superação, talento e perseverança.

Adeus a Elza

A notícia da morte da cantora, conhecida por sua potente voz, eternizada em músicas igualmente potentes, foi dada pela família por meio das redes sociais de Elza Soares.

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim", diz o comunicado.

Veja a publicação:

História

Natural do subúrbio do Rio de Janeiro, Elza da Conceição Soares nasceu em 23 de junho de 1930. Ela era filha do operário Avelino Gomes e da lavadeira Rosária Maria da Conceição. 

Sua paixão pela música começou nos momentos em que ela e o pai cantavam juntos, quando ele tocava violão nas horas vagas que tinha.

Ainda na infância, aos 12 anos, foi obrigada pelo pai a casar com um amigo de seu pai conhecido como Alaordes.

O homem tentou abusar sexualmente de Elza Soares e, por isso, seu pai obrigou o agressor a casar com sua filha pois acreditava que "a honra de sua filha só estaria limpa com o casamento".

No matrimônio, Elza foi vítima de violência doméstica e sexual e aos 13 anos de idade deu à luz seu primeiro filho. 

Aos 15 anos, Elza perdeu o seu segundo filho, que faleceu em decorrência da fome. O casamento com Alaordes chegou ao fim com a morte do marido, deixando a cantora viúva aos 21 anos. Aos 27, já era mãe de cinco crianças: quatro meninos e uma menina.

Começo da carreira

Em 1953, Elza Soares fez o seu primeiro teste na Rádio Tupi, no programa de calouros de Ary Barroso, tendo ficado em primeiro lugar. 

Na ocasião, Ary Barroso fez chacota de sua aparência e perguntou de que planeta ela veio. Em resposta, Elza Soares respondeu: "eu vim do planeta fome". 

Veja o vídeo de uma das entrevistas em que a cantora fala sobre o a situação:  

No início da sua trajetória, também trabalhou na Orquestra Garam Bailes, como crooner, até 1954. Sua carreira na rádio continuava, sendo contratada para trabalhar na Rádio Vera Cruz em 1959. No ano seguinte, atuou no Festival Nacional da Bossa Nova.

Em 1999, Elza Soares foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio. A escolha teve origem no projeto The Millennium Concerts, da rádio inglesa, criado para comemorar a chegada do ano 2000.

Além disso, Soares aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil. 

Um dos maiores sucessos da carreira de Elza Soares é a canção "A carne". Relembre: 

Comentários