Vacinas salvam vidas!

Crianças a partir de 5 anos já podem ser imunizadas contra covid-19 no Recife

Anúncio de vacinação em crianças com 5 anos foi feito na manhã desta quinta-feira (27)

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 27/01/2022 às 7:43 | Atualizado em 27/01/2022 às 7:55
Notícia
MYKE SENA/MS
Brasil está com a vacinação contra a covid-19 bastante avançada - FOTO: MYKE SENA/MS

A horas delas chegou! A partir de agora, crianças com idades a partir dos 5 anos já podem receber a vacina contra a covid-19 no Recife. O anúncio foi feito pela prefeitura na manhã desta quinta-feira (27). No Recife, toda criança vacinada ganha um livro de presente. 

O agendamento já está liberado no site ou no aplicativo Conecta Recife, e já há datas disponíveis para o recebimento do imunizante a partir desta sexta-feira (28). 

"No ato do cadastro, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Os documentos anexados no Conecta Recife também precisam ser levados no dia agendado para vacinação", explica a prefeitura do Recife em nota. 

Os pais ou responsáveis pela criança também devem estar presentes no dia da vacinação. 

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

"A Prefeitura do Recife deu mais um importante passo na imunização infantil contra a covid-19. O prefeito João Campos anunciou que a partir desta sexta-feira (28) começa a vacinação de crianças a partir dos cinco anos de idade. O agendamento já está aberto e disponível no site ou aplicativo do Conecta Recife. A capital pernambucana já vacinou 5.111 crianças entre cinco e 11 anos, o que representa uma cobertura vacinal de 3,2%. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

.

“A partir de agora está aberto o agendamento para o novo grupo de vacinação no Recife: as crianças com cinco anos ou mais já podem fazer o agendamento. A partir de amanhã começa a vacinação. Lembrando que no Recife, toda criança vacinada recebe um livro. A gente precisa de um livro na mão e a vacina no braço. É fundamental pra você que é pai, mãe, responsável, fazer de maneira imediata o agendamento através do Conecta Recife, porque os nossos centros especializados de vacinação infantil já estão disponíveis para poder vacinar as nossas crianças”, anunciou o prefeito João Campos.

É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil. Atualmente, no Recife, estão sendo vacinadas crianças entre 5 e 11 anos com doença neurológica crônica, autismo, comorbidade ou deficiência permanente (doenças raras, deficiência física, intelectual, visual ou auditiva), além de meninos e meninas do grupo por faixa etária a partir de oito anos.

No ato do cadastro, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Para comprovar comorbidade ou deficiência permanente, é obrigatório anexar um laudo ou declaração informando a condição. O modelo da declaração da Sesau está disponível no Conecta Recife e deve ser preenchido e assinado por médico. Já o laudo médico deve conter o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença/condição. Os documentos anexados no Conecta Recife também precisam ser levados no dia agendado para vacinação.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do município montou Centros de Vacinação exclusivos para este público: na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; na UFPE, na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e Unicap, na Boa Vista. A vacina está sendo aplicada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, sendo necessário fazer o agendamento pelo site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinacao-de-criancas) ou aplicativo do Conecta Recife.

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação."

Comentários