saúde

Recife abrirá três novos centros de testagem na próxima segunda (31)


Capacidade de realizar exames de detecção para a covid-19 no Recife aumentará de 4.800 para 6.300 por dia

jc
jc
Publicado em 27/01/2022 às 18:53
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Teste do Plano Nacional de Testagem para a Covid-19, na Feira dos Importados, em Brasília. - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Leitura:

A partir da próxima segunda-feira (31), três novos centros de testagens serão abertos no Recife. Os novos locais vão elevar a capacidade diária de testes realizados dos atuais 4.800 para 6.300 testes por dia. Os novos centros ficarão localizados no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, na Uninassau no bairro das Graças e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep.

De acordo com o prefeito João Campos, os três novos centros vão gerar de maneira inicial mais de 1500 mil testes por dia. “Nós vamos abrir por semana mais três novos centros, chegando a uma testagem de pelo menos 15 mil pessoas por dia. Esse é o nosso objetivo para fazer de maneira organizada, com todo agendamento no Conecta Recife, levando o padrão de como foi a nossa vacinação no Recife, também para a testagem, com dignidade e com qualidade no serviço público”, disse o prefeito João Campos.

.

Domingo a domingo, os novos centros irão funcionar das 8h às 17h, e terão a capacidade para realizar, inicialmente, 500 testes por dia cada um. Para fazer os testes, que são gratuitos, é preciso fazer o agendamento via aplicativo ou site do Conecta Recife. As vagas são abertas todos os dias as 15h.

Além dos novos Centros, a Sesau Recife ainda oferece exames gratuitos, todos mediante agendamento pelo aplicativo Conecta Recife, em outros seis pontos. São eles: na UFRPE no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no Sesc Santo Amaro e no Sesc de Casa Amarela. Os testes também são ofertados na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

Decreto

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta (27), um decreto regulamentando a testagem para covid-19 na Atenção Básica do Recife. De acordo com a normativa, os profissionais de saúde de nível superior da rede de Atenção Básica (enfermeiros, médicos e cirurgião dentista), além dos técnicos de enfermagem estão aptos a fazer a coleta do exame.

A leitura do resultado do teste fica a cargo dos profissionais de nível superior. O decreto prevê ainda que a recusa dos profissionais em participar da operação de testagem sem justificativa plausível será considerada falta grave, passível das medidas disciplinares cabíveis.

Comentários


Mais Lidas