ATAQUE

Menina é mordida por tubarão na praia do Sueste, em Fernando de Noronha

Segundo informações de funcionários do Hospital São Lucas, a criança deu entrada na unidade de saúde por volta das 10h45 com graves ferimentos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 28/01/2022 às 11:18 | Atualizado em 28/01/2022 às 21:56
Notícia
Antônio Melcop/Administração de Fernando de Noronha
Praia do Sueste - FOTO: Antônio Melcop/Administração de Fernando de Noronha

Uma menina de 8 anos foi mordida por um tubarão na manhã desta sexta-feira (28) na praia da Baía do Sueste, em Fernando de Noronha. Após o incidente com o animal, a criança foi levada para o Hospital São Lucas, o único do arquipélago. A menina foi socorrida por servidores do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e militares do Corpo de Bombeiros.

Ela veio de São Paulo e estava com o pai na praia para aproveitar as férias.

.

Segundo funcionários do hospital, a criança deu entrada na unidade de saúde por volta das 10h45 com graves ferimentos. Ela teve a perna amputada.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou já ter acionado o socorro. "A SES-PE já acionou a UTI aérea para transferência da criança, que, no momento, está sendo estabilizada e recebendo a devida assistência dos profissionais da unidade de saúde localizada na ilha de Fernando de Noronha", diz trecho da nota.

O marinheiro Alex Vitor estava no local quando tudo aconteceu, e disse que a menina teve a perna amputada já no ataque. "Ela estava se banhando na beira da praia. A gente estava de costas quando do nada começou a gritaria, já vimos o sangue na área. Ela estava com o pai, que começou a gritar", contou.

Estado de saúde da criança

A assessoria de comunicação da ilha informou, por volta das 15h10, que a menina foi submetida a um procedimento cirúrgico Hospital São Lucas e seu estado de saúde é considerado estável. 

Ainda conforme a assessoria, a menina será transferida para o Recife ainda nesta tarde pelo Salvaaero e será encaminhada para um hospital particular na capital pernambucana.

Veja a nota completa da assessoria: 

"Uma menina de 8 anos foi vítima de um ataque de tubarão na Baía do Sueste, área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, na manhã desta sexta-feira (28). A criança, mordida na perna direita, foi socorrida com a ajuda de técnicos do ICMBio, orgão federal que administra o parque, e levada até o hospital São Lucas, onde deu entrada em estado grave. Foram realizados todos os procedimentos necessários, incluindo transfusão sanguínea, para garantir a estabilidade da paciente, que foi transferida por salvamento aéreo para um hospital particular do Recife."

Incidentes com tubarão em Noronha

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (Cemit-PE) registrou, desde 2015, seis incidentes com tubarões no Arquipélago de Fernando de Noronha. Apesar de lesões, todas as vítimas sobreviveram. Agora, menina deve se tornar sétima vítima.

Comentários