Ataque de tubarão

Ataque de tubarão: veja como evitar e o que fazer caso seja atacado

Ataques de tubarão são famosos na costa de Pernambuco

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 13/07/2021 às 10:04 | Atualizado em 15/03/2023 às 20:16
Reprodução/TV Brasil
FOTO: Reprodução/TV Brasil

De tempos em tempos, ataques de tubarão são noticiados no litoral brasileiro, especialmente na costa pernambucana. Entre 1992 e 2019, foram registrados 62 ataques no continente - 27 no Recife, 23 em Jaboatão dos Guararapes, seis no Cabo de Santo Agostinho, quatro em Olinda, um em Paulista e outro em Goiana. No arquipélago de Fernando de Noronha, outras quatro pessoas foram atacadas. Neste ano de 2021, um homem morreu ao ser atacado na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Com tantos casos, quem entra no mar precisa tomar cuidados.

Veja como evitar ataques de tubarão

Em entrevista à BBC, o biólogo George H. Burgess, do Museu de História Natural da Flórida (EUA), deu algumas dicas. Confira:

  1. Evite entrar no mar perto do amanhecer (nascer do Sol) e do anoitecer (pôr do Sol), pois, nestes períodos, os tubarões costumam estar mais ativos.
  2. Evite águas turvas. Nestas condições, o animal pode confundir um ser humano com uma presa. Desta forma, não se deve entrar na água após tempestades nem nas proximidades onde rios desaguem no mar, onde a água pode ficar mais lamacenta.
  3. Não se destancie muito da costa. Além de estar mais perto do mar aberto, o socorro também pode demorar mais para chegar.
  4. Permaneça em grupo. De acordo com o biólogo, os riscos de ataque são maiores quando as pessoas estão desacompanhadas.
  5. Não entre no mar se estiver com algum sangramento. Tubarões podem ser atraídos pelo cheiro do sangue.
  6. Evite se aproximar de águas onde há o trabalho de pescadores. Tubarões podem sentir o odor das iscas e se aproximar.
  7. Evite praias que recebem esgoto. Segundo o especialista, essas áreas também são propícias para tubarões.
  8. Evite áreas com alertas de tubarões. No caso da costa pernambucana, há placas em vários pontos alertando para a possibilidade de ataque de tubarão.
  9. Evite entrar no mar com roupas com muitas bijuterias (como lantejoulas). O tubarão pode se confundir e achar que se trata de escamas de peixes.

Outra dica

Autoridades locais pernambucanas costumam alertar para que se evite áreas que não tenham a proteção de arrecifes - que funcionam como barreiras físicas para que os tubarões não passem.

E em caso de ataque? O que fazer?

De acordo com George H. Burgess, em caso de ataque, a vítima deve ser agressiva com o animal. Com calma, é necessário fazer o que for possível para se desvencilhar do tubarão. Segundo o biólogo, a melhor forma é batendo no nariz, olhos e guelras (orgãos respiratórios) do bicho.