SEGURANÇA

Após menina ser atacada por tubarão, Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, é interditada

Menina de 8 anos foi atacada por tubarão nesta sexta-feira na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 28/01/2022 às 18:05 | Atualizado em 28/01/2022 às 21:58
Notícia
SECRETARIA DE TURISMO DE PERNAMBUCO
SUESTE Praia onde menina foi atacada está interditada por tempo indeterminado; criança segue internada - FOTO: SECRETARIA DE TURISMO DE PERNAMBUCO

O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) decidiu interditar a Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, após uma menina de 8 anos ser atacada por um tubarão, na manhã desta sexta-feira (28). O local faz parte do Parque Nacional Marinho e a interdição segue até que a investigação do caso seja concluída. 

Em nota, o ICMBio se solidarizou com a família da criança e informou que "ataques desse tipo são raros, havendo regramento quanto aos horários e locais permitidos para utilização da praia".

Veja a nota completa: 

"O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que, na manhã desta sexta-feira, 28/1, uma jovem foi socorrida pela equipe do Parque Nacional Marinho, em Fernando de Noronha, devido a um ataque de tubarão na Praia do Sueste, que permanecerá fechada até que finalizem as investigações do caso. O Instituto solidariza-se com a jovem e sua família, prestando todo apoio, até que a vítima seja transferida pelo resgate aéreo. Destaca-se que ataques desse tipo são raros, havendo regramento quanto aos horários e locais permitidos para utilização da praia."

Menina atacada por tubarão 

A criança, que não teve o nome revelado, deu entrada no Hospital São Lucas, único de Fernando Noronha, por volta das 10h45 com graves ferimentos. Segundo funcionários da unidade de saúde, ela teve a perna amputada.

O marinheiro Alex Vitor estava no local quando tudo aconteceu, e disse que a menina teve a perna amputada já no ataque. "Ela estava se banhando na beira da praia. A gente estava de costas quando do nada começou a gritaria, já vimos o sangue na área. Ela estava com o pai, que começou a gritar", contou.

A assessoria de comunicação da ilha informou, por volta das 15h10, que a menina foi submetida a um procedimento cirúrgico Hospital São Lucas e seu estado de saúde é considerado estável.

Ainda conforme a assessoria, a menina será transferida para o Recife ainda nesta tarde pelo Salvaaero e será encaminhada para um hospital particular na capital pernambucana.

Veja a nota completa da assessoria:

"Uma menina de 8 anos foi vítima de um ataque de tubarão na Baía do Sueste, área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, na manhã desta sexta-feira (28). A criança, mordida na perna direita, foi socorrida com a ajuda de técnicos do ICMBio, orgão federal que administra o parque, e levada até o hospital São Lucas, onde deu entrada em estado grave. Foram realizados todos os procedimentos necessários, incluindo transfusão sanguínea, para garantir a estabilidade da paciente, que foi transferida por salvamento aéreo para um hospital particular do Recife."

Transferência 

A menina foi transferida para o Recife por volta das 15h desta sexta-feira (28) em uma aeronave de salvamento, equipada com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea. Ela está internada em um hospital particular da capital pernambucana.

Comentários