SAÚDE

Ômicron acelera em Pernambuco; Estado registra quase 6 mil casos de covid-19 em 24 horas

Dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

Ísis Lima Bruna Oliveira
Ísis Lima
Bruna Oliveira
Publicado em 28/01/2022 às 21:20 | Atualizado em 28/01/2022 às 21:46
Notícia
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Pernambuco passa por aumento de casos de covid-19 - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (28), 5.708 casos da covid-19. Entre os confirmados, 38 (0,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 5.670 (99,3%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 688.513 casos confirmados da doença, sendo 55.886 graves e 632.627 leves.

>> Bebê de seis meses é vacinada com frasco inteiro de vacina contra covid-19 em São Paulo

>> Crianças a partir de 5 anos já podem ser imunizadas contra covid-19 no Recife

Também estão sendo contabilizados seis óbitos, ocorridos entre os dias 7 de março de 2021 e essa quarta-feira (26). Com isso, o Estado totaliza 20.621 mortes pela covid-19.

Novo sequenciamento aponta aceleração da Ômicron em Pernambuco

Uma rodada de sequenciamentos genéticos de amostras biológicas de pacientes que tiveram a covid-19 foi recebida pela SES-PE nesra sexta.

De acordo com a análise, realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM - Fiocruz-PE), das 96 amostras estudadas, 94 (98%) tinham a presença da variante Ômicron, ratificando a sua forte aceleração no território pernambucano.

As coletas são de pacientes de nove municípios e foram realizadas entre os dias 5 e 13 de janeiro de 2022. Além disso, duas amostras (2%), de pacientes de Recife e Triunfo, no Sertão do Estado, foram identificados com a linhagem Delta .

Na última rodada, divulgada na sexta-feira passada (21), a Ômicron havia sido identificada em 91,8% dos genomas analisados.

“Diante da forte aceleração da variante Ômicron, pedimos atenção especial à necessidade de respeito aos protocolos e de reforço nos cuidados, com o uso correto da máscara, a lavagem das mãos e o ato de evitar aglomerações. Estas são ações que ajudam a diminuir a aceleração viral e demonstram nosso respeito à vida”, disse o secretário estadual de Saúde André Longo.

Os casos da Ômicron foram registrados a partir da coleta de pacientes provenientes de todas as regiões do Estado, das cidades de Barreiros (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Fernando de Noronha (14), Garanhuns (1), Igarassu (1), Itacuruba (1), Olinda (1), Recife (73), Santa Cruz do Capibaribe (1).

Vacinação

 

O secretário também falou sobre a importância da vacinação contra o novo coronavírus, já que ela diminui os sintomas da infecção pelo vírus.

"Mesmo que a vacina não nos deixe livres da infecção, a doença em não vacinados tem um impacto muito pior, podendo significar hospitalização e morte. Os relatos dos profissionais que estão na linha de frente são de que a maior parte dos pacientes com quadros graves provocados pela variante Ômicron são pessoas que não estão em dia com a vacinação. Portanto, contra esta variante, não estar em dia com todas as doses é o mesmo de estar desprotegido e em risco", completou.

Comentários