ESTADO DE SAÚDE

Menina mordida por tubarão em Fernando de Noronha perdeu a perna, confirma hospital; veja estado de saúde atualizado

Uma menina de 8 anos foi mordida por um tubarão em Fernando de Noronha, na última sexta-feira (28)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/02/2022 às 18:42 | Atualizado em 01/02/2022 às 18:54
Notícia
Antônio Melcop/Administração de Fernando de Noronha
Praia do Sueste - FOTO: Antônio Melcop/Administração de Fernando de Noronha

A menina de 8 anos que foi mordida por um tubarão em Fernando de Noronha, na sexta-feira (28), perdeu a perna durante o ataque. A informação já havia sido revelada por uma fonte à reportagem da Rádio Jornal, e foi confirmada pelo Real Hospital Português, nesta terça-feira (1º). 

A criança está internada na unidade de saúde e, pela primeira vez, o hospital particular, localizado no Recife, emitiu nota com o estado de saúde da menina. 

Estado de saúde atualizado 

De acordo com o hospital, a vítima teve a perna amputada na "altura da coxa direita" e permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, sem previsão de alta.

Além disso, a unidade de saúde ainda afirmou que a garota "foi submetida a intervenção imediata por equipe de vasculares, ortopedista, anestesista e cirurgião pediátrico. Não obstante a severidade e complexidade do trauma, cursou estável no trans e pós-operatório".

Os médicos responsáveis pela menina são Walter von Söhsten, Alexandre Guedes, José Fernandes Arteiro e Leonardo Machado.

Até então, os responsáveis pela menina não tinham permitido a divulgação de seu estado de saúde. Segundo o Real Hospital Português, "a liberação de boletim médico não será diária, mas sim quando houver alteração no quadro".

Relembre o caso 

O incidente aconteceu na Praia do Sueste, localizada no Parque Nacional Marinho, na manhã da última sexta-feira. A menina, que é de São Paulo e estaria com o pai no momento do ataque, foi atendida em um hospital no arquipélago e depois levada em uma aeronave de salvamento para Recife. 

A criança foi socorrida com a ajuda de técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal que administra o parque, e levada até o hospital São Lucas, onde deu entrada em estado grave. Depois, foi transferida para o Recife por meio de resgate aéreo.

Após o caso, a Praia do Sueste foi interditada. O local será monitorado através do uso de um drone para detecção de tubarões na região e avaliação dos riscos. A decisão foi comunicada após uma reunião com especialistas, na manhã do sábado (29), pelo ICMBio. 

Incidentes com tubarão em Noronha

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (Cemit-PE) registrou, desde 2015, seis incidentes com tubarões no Arquipélago de Fernando de Noronha. Apesar de lesões, todas as vítimas sobreviveram. Agora, menina deve se tornar a sétima vítima computada.

Comentários