Vacinas salvam vidas!

Não vacinados ou pessoas com doses atrasadas são maioria entre os mortos por covid-19; veja os números

Levantamento de vários estados comprova eficácia da vacina na missão de abrandar os sintomas e evitar mortes

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 08/02/2022 às 10:48 | Atualizado em 11/02/2022 às 11:55
Notícia
Bruno Kelly/Reuters
Variante do coronavírus encontrada no Amazonas aumenta o número de casos e óbitos - FOTO: Bruno Kelly/Reuters

A maioria das mortes por covid-19 está relacionada à não vacinação. É o que aponta levantamento feito pelo portal G1 junto a vários estados brasileiros. Veja os números:

Rio Grande do Sul

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, pessoas não vacinadas ou com alguma dose em atraso representaram 70% dos óbitos por covid-19 e 68% das hospitalizações por consequência da infecção pelo novo coronavírus. 

São Paulo

Em São Paulo, estudo do hospital Emílio Ribas apontou que 82% das mortes de pacientes internados era de pessoas que não tinham recebido as 3 doses da vacina. Dos 17 óbitos, 14 estavam com esquema vacinal incompleto. 

Amazonas

Estado que sofreu com milhares de mortes, o Amazonas também vê os benefícios da vacinação contra a covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 62,5% das mortes por covid em 2022 (até o dia 3 de fevereiro) era composta por não vacinados com pessoas com vacinação atrasada. Ao longo do mês de janeiro de 2021 (ano passado), o Amazonas contabilizou 3.556 mortes por covid. Este ano, após o avanço da vacinação, foram 152 óbitos pela mesma doença. 

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro divulgou que não vacinados ou com apenas uma dose têm 73% mais chances de serem internados se forem infectados pelo novo coronavírus. A taxa de internação entre os não vacinados está em 21,3 por 100 mil habitantes. A taxa entre os vacinados é de apenas 12,3 por 100 mil habitantes. 

Minas Gerais

Entre os mineiros, a diferença nas UTIs é gritante. A taxa de internação em UTIs é de 8,2 por 100 mil habitantes (entre os não vacinados). Entre os vacinados, a taxa é de somente 0,6 a cada 100 mil habitantes. 

Pernambuco

Procurado pelo Jornal do Commercio, o Governo de Pernambuco disse que ainda não tem dados sobre o assunto. O levantamento do G1 também não cita o estado. 

"Baseado no que tem sido divulgado, tanto por secretarias estaduais, quanto por outros países, o que tem sido observado é exatamente isso: a imensa maioria das internações mais graves não tem o esquema vacinal completo", reforça o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), Juan Cunha. 

.

 

Comentários