SISU 2022

Quem pode participar do SISU 2022? Veja calendário e todos os detalhes do processo seletivo


Sisu é o sistema que seleciona os estudantes aprovados nas universidades federais do Brasil

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 10/02/2022 às 8:38
Notícia
Reprodução
Datas devem ser divulgadas esta semana - FOTO: Reprodução
Leitura:

Começa na próxima terça-feira (15) o SISU (Sistema de Seleção Unicado), responsável pela eleição de estudantes aprovados em universidades federais e algumas particulares do Brasil. Nesta reportagem, saiba tudo o que precisa para participar do processo. 

Quem pode participar do SISU 2022?

Podem participar do SISU 2022 todos os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e que não zeraram a prova de redação. 

Os resultados do Enem já foram, inclusive, divulgados pelo Ministério da Educação e estão disponíveis na Página do Estudante, no site do Inep. 

Como é que funciona o SISU?

Em posse da nota obtida no Enem, o estudante entra no site do SISU e seleciona qual faculdade e curso pretende estudar. Todos os estudantes podem escolher qualquer curso/universidade, independentemente, da cidade ou estado em que more. 

A partir da terça-feira (15), os estudantes podem fazer suas escolhas de primeira e segunda opção. O sistema do SISU indica diariamente as notas de corte, o que explica para o candidato se ele está selecionado ou não até aquele momento. 

Por qualquer motivo, inclusive se a nota de corte for superior à nota do candidato para aquele curso/instituição de ensino, o estudante pode mudar de opção quantas vezes quiser, enquanto o processo do SISU estiver acontecendo. Portanto, até a sexta-feira (18).

Calendário do SISU

Entre 15 e 18 de fevereiro: Inscrições no SISU.

Resultado: Dia 22 de fevereiro.

Entre 23 de fevereiro e 8 de março: Matrículas dos selecionados em primeira chamada. 

Entre 22 de fevereiro e 8 de março: Inscrição na lista de espera. 

A partir de 10 de março: convocação e matricula de selecionados na lista de espera. 

.

Comentários


Mais Lidas