IMPOSTO DE RENDA

IMPOSTO DE RENDA 2022: como receber restituição antes? Veja cronograma para restituição


O prazo para declaração de Imposto de Renda em 2022 se aproxima. Saiba como receber a restituição mais cedo

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 15/02/2022 às 11:50
Notícia
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O prazo para declaração do Imposto de Renda em 2022 está próximo e os contribuintes já podem se organizar para receber a restituição antes - FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Leitura:

O prazo para declarar o Imposto de Renda em 2022 está próximo. Levando em consideração os anos anteriores, o prazo para declarar pode começar no dia 1º de março e terminar em 30 de abril.

.

Como receber restituição mais cedo?

Quem entrega a declaração do Imposto de Renda com antecedência tem maiores chances de estar nos primeiros lotes de restituição do valor pela Receita Federal. Isso porque a restituição do IR segue uma fila, logo, o contribuinte que entregar essa obrigação mais rápido, recebe a sua restituição mais cedo.

Quais os grupos prioritários na restituição do Imposto de Renda?

Há alguns grupos prioritários no recebimento da restituição do Imposto de Renda, que recebem as suas restituições primeiro que os outros cidadãos.

Veja alguns dos contribuintes do grupo prioritários para restituição do Imposto de Renda:

  • Idosos;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas doenças graves;
  • Professores

 

Cronograma da restituição do Imposto de Renda

Tendo base no cronograma dos outros anos, a restituição do Imposto de Renda deve começar a ser paga no fim de maio (1.º lote). O pagamento dos demais lotes devem ser feitos nos meses seguintes, até o mês setembro, se forem cinco lotes.

Espera-se que a Receita Federal diminua o número de lotes de restituição do Imposto de Renda em 2022, de sete para cinco lotes de pagamento. Assim, o contribuinte receberá o seu dinheiro mais rápido, afinal, serão menos lotes.

Comentários


Mais Lidas