Guerra no Leste Europeu

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Civis e militares mortos, grandes explosões e população fugindo; Confira resumo com últimas notícias direto da Ucrânia

Ucrânia afirma que ataque russo já deixou oito cidadãos ucranianos mortos

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 24/02/2022 às 7:20 | Atualizado em 24/02/2022 às 12:48
Notícia
REPRODUCAO
Suposta explosão na Ucrânia - FOTO: REPRODUCAO

Depois de muitos alertas do governo dos Estados Unidos, a Rússia invadiu a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24).

Poucas horas depois, o governo ucraniano afirma que o ataque já deixou pelo menos oito cidadãos ucranianos mortos(clique aqui e veja o relato de um brasileiro que mora na Ucrânia). Veja resumo do que está acontecendo:

 

Mortos

Até às 7h em Brasília (meio-dia em Kiev), a Ucrânia já havia dito que oito civis morreram e nove ficaram feridos por causa dos ataques russos.

Segundo a Reuters, uma criança morreu. A Rússia nega as mortes, de acordo com a GloboNews. A Rússia afirma que os ataques são contra alvos militares e, portanto, não contra a população. 

Além disso, o governo ucraniano também afirmou que matou 50 soldados russos.  

.

Onde a guerra está acontecendo?

As tropas russas se deslocam por pelo menos 10 regiões da Ucrânia, inclusive na capital Kiev. Há relatos de explosões em várias cidades do pequeno país. 

A GloboNews exibiu por volta das 7h15 imagens mostrando um incêndio no aeroporto da cidade de Mariupol, perto de Kiev. De acordo com a reportagem, ainda não está confirmado o motivo do início do fogo, mas a Ucrânia responsabiliza a Rússia, indicando que se trata de mais um ataque russo. 

Imagens ao vivo da CNN Internacional mostram ruas bastante vazias. 

População ucraniana tenta fugir para outros países

Logo após a invasão, milhares de ucranianos começaram o processo de tentar sair do país invadido, por medo.

Há relatos de grande congestionamento na principal rodovia que liga a cidade de Kiev a países como Polônia e Romênia. Os Estados Unidos alertaram que cerca de 5 milhões de ucranianos devem se exilar em outros países da Europa por causa da guerra. 

Uma imagem que impressiona é da grande quantidade de ucranianos que se refugiaram nos subsolos do metrô de Kiev, na tentativa de se protegerem de ataques russos. Veja imagens:

Entenda o conflito

17027441

Comentários