
A Rússia lançou uma invasão da Ucrânia por terra, ar e mar nesta quinta-feira (24), o maior ataque de um país contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, confirmando os piores temores do Ocidente.
Leia mais: Onde fica a Usina Nuclear de Chernobyl? Entenda como local tem sido usado na guerra Rússia x Ucrânia
Clique aqui e acompanhe a repercussão dos conflitos.
A situação levou as ruas de Kiev, capital ucraniana, a uma situação difícil, segundo o estudante brasileiro Rony de Moura, que mora na cidade.
Na avaliação dele, tudo é assustador e parece um pesadelo. A declaração foi feita durante entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (24).
"Se vê no semblante das pessoas um ar de preocupação, que tinha desaparecido. Agora, isso é muito claro e um assustador, na realidade", disse ele.
"Não acreditávamos que haveria essa escalada. Inclusive, parece ser surreal o que está acontecendo. Parece um pesadelo", completou.
.
Mortos na guerra
Até às 7h em Brasília (meio-dia em Kiev), a Ucrânia já havia dito que oito civis morreram e nove ficaram feridos por causa dos ataques russos. Informações de agências internacionais apontam que uma criança morreu.
A Rússia nega as mortes. A Rússia afirma que os ataques são contra alvos militares e, portanto, não contra a população.
Além disso, o governo ucraniano também afirmou que matou 50 soldados russos.
Onde a guerra está acontecendo?
As tropas russas se deslocam por pelo menos 10 regiões da Ucrânia, inclusive na capital Kiev. Há relatos de explosões em várias cidades do pequeno país.
???? Imagens de explosão em Kharkiv, na Ucrânia. pic.twitter.com/jKOslmg6eA
— TecHub (@TecHuub) February 24, 2022
A GloboNews exibiu por volta das 7h15 imagens mostrando um incêndio no aeroporto da cidade de Mariupol, perto de Kiev. De acordo com a reportagem, ainda não está confirmado o motivo do início do fogo, mas a Ucrânia responsabiliza a Rússia, indicando que se trata de mais um ataque russo.
Imagens ao vivo da CNN Internacional mostram ruas bastante vazias.
População ucraniana tenta fugir para outros países
Logo após a invasão, milhares de ucranianos começaram o processo de tentar sair do país invadido, por medo.
Há relatos de grande congestionamento na principal rodovia que liga a cidade de Kiev a países como Polônia e Romênia. Os Estados Unidos alertaram que cerca de 5 milhões de ucranianos devem se exilar em outros países da Europa por causa da guerra.
Uma imagem que impressiona é da grande quantidade de ucranianos que se refugiaram nos subsolos do metrô de Kiev, na tentativa de se protegerem de ataques russos. Veja imagens:
Frightened Ukrainians took to metro stations in the capital #Kyiv on Thursday as air raid sirens rang out across the country's main cities following Russia's launch of its feared military attack https://t.co/URkijnlw3Q pic.twitter.com/82cPt4yK0A
— AFP News Agency (@AFP) February 24, 2022
Comentários