ATAQUE MILITAR

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: brasileiro revela clima nas ruas de Kiev após explosões e mortes

Este é o maior ataque de um país contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 24/02/2022 às 8:57 | Atualizado em 24/02/2022 às 17:58
Notícia
DANIEL LEAL / AFP
Comando militar da Ucrânia afirmou que país está recebendo uma segunda onda de ataques por mísseis - FOTO: DANIEL LEAL / AFP

A Rússia lançou uma invasão da Ucrânia por terra, ar e mar nesta quinta-feira (24), o maior ataque de um país contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, confirmando os piores temores do Ocidente.

Leia mais: Onde fica a Usina Nuclear de Chernobyl? Entenda como local tem sido usado na guerra Rússia x Ucrânia

Clique aqui e acompanhe a repercussão dos conflitos.

A situação levou as ruas de Kiev, capital ucraniana, a uma situação difícil, segundo o estudante brasileiro Rony de Moura, que mora na cidade.

Na avaliação dele, tudo é assustador e parece um pesadelo. A declaração foi feita durante entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (24).

"Se vê no semblante das pessoas um ar de preocupação, que tinha desaparecido. Agora, isso é muito claro e um assustador, na realidade", disse ele.

"Não acreditávamos que haveria essa escalada. Inclusive, parece ser surreal o que está acontecendo. Parece um pesadelo", completou.

.

Mortos na guerra

Até às 7h em Brasília (meio-dia em Kiev), a Ucrânia já havia dito que oito civis morreram e nove ficaram feridos por causa dos ataques russos. Informações de agências internacionais apontam que uma criança morreu.

A Rússia nega as mortes. A Rússia afirma que os ataques são contra alvos militares e, portanto, não contra a população.

Além disso, o governo ucraniano também afirmou que matou 50 soldados russos.

Onde a guerra está acontecendo?

As tropas russas se deslocam por pelo menos 10 regiões da Ucrânia, inclusive na capital Kiev. Há relatos de explosões em várias cidades do pequeno país. 

A GloboNews exibiu por volta das 7h15 imagens mostrando um incêndio no aeroporto da cidade de Mariupol, perto de Kiev. De acordo com a reportagem, ainda não está confirmado o motivo do início do fogo, mas a Ucrânia responsabiliza a Rússia, indicando que se trata de mais um ataque russo. 

Imagens ao vivo da CNN Internacional mostram ruas bastante vazias. 

População ucraniana tenta fugir para outros países

Logo após a invasão, milhares de ucranianos começaram o processo de tentar sair do país invadido, por medo.

Há relatos de grande congestionamento na principal rodovia que liga a cidade de Kiev a países como Polônia e Romênia. Os Estados Unidos alertaram que cerca de 5 milhões de ucranianos devem se exilar em outros países da Europa por causa da guerra. 

Uma imagem que impressiona é da grande quantidade de ucranianos que se refugiaram nos subsolos do metrô de Kiev, na tentativa de se protegerem de ataques russos. Veja imagens:

Entenda o conflito

Comentários