Guerra Rússia e Ucrânia

Guerra faz Ucrânia impor Lei Marcial; entenda o que significa Lei Marcial

Lei Marcial dá mais poderes aos militares ucranianos; população está amedrontada com invasão da Rússia

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 24/02/2022 às 8:26 | Atualizado em 24/02/2022 às 8:40
Notícia
REUTERS
Guerra Rússia e Ucrânia; tanques do Exército da Ucrânia fazem manobras na região de Donetsk - FOTO: REUTERS

A invasão russa em solo ucraniano obrigou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a impor a Lei Marcial, ainda nas primeiras horas após o início da guerra. Com isso, diversas leis no país serão modificadas, dando mais força aos militares. 

Na prática, a Lei Marcial derruba leis e autoridades civis. A partir de agora, passam a valer leis militares e as decisões são tomadas pelos chefes das Forças Armadas da Ucrânia. Esse tipo de lei só implementada quando há intensos riscos à população, como conflitos armados ou desastres que desestabilizem um governo.

Até o início da manhã desta quinta-feira no brasil (início da tarde em Kiev), não informações muito claras sobre de que modo a Lei Marcial será implantada nem quais as leis que estão em vigor no país. 

"Ao tirar as funções de autoridades como políticos e diplomatas, a Lei Marcial age no sentido de concentrá-las em membros de alta patente do Exército, visto que estes oficiais possuem treinamento pré-estabelecido para obter o conhecimento e escolher as melhores formas de agir em ações como esta", explica o site InfoEscola.

"Os civis, por mais que tenham experiência profissional em seus setores, não apresentam características para atuar nestes momentos, embora possam ser convocados para auxiliar as tropas. Neste sentido, deve-se ficar atento ao caminho que uma Lei Marcial pode percorrer na decorrência de sua aplicação", acrescenta a explicação do InfoEscola.

"A sociedade civil não tem autorização para influir, mas deve ficar atenta no sentido de verificar se estas ações indiscutíveis do Exército não venham a se transformar em totalitarismos ou que atuem no sentido de destruir o próprio país", explica a InfoEscola. 

Presidente ucraniano se pronuncia

“Caros cidadãos ucranianos, esta manhã o presidente Putin anunciou uma operação militar especial em Donbas. A Rússia realizou ataques contra nossa infraestrutura militar e nossos guardas de fronteira. Ouviram-se explosões em muitas cidades da Ucrânia. Estamos introduzindo a lei marcial em todo o território do nosso país”, disse o presidente Volodymyr Zelensky em pronunciamento à população ucraniana. 

.

Logo após o início da guerra, milhares de ucranianos começaram a deixar o país, fugindo pelas principais rodovias que levam a outros países como Polônia e Romênia. Por causa dos mísseis, muitos ucranianos também desceram as escadas do metrô de Kiev para tentar se proteger.   

Zelensky pede calma

“Hoje cada um de vocês deve manter a calma. Fique em casa se puder. Nós estamos trabalhando. O exército está trabalhando. Todo o setor de defesa e segurança está funcionando.Sem pânico. Somos fortes. Estamos prontos para tudo”, concluiu.

Apesar disso já há relatos de mortos entre civis. De acordo com a agência Reuters, ao menos uma criança está entre as vítimas fatais. 

>>> Veja como foi o plantão da Globo noticiando o início da Guerra Rússia x Ucrânia, clicando aqui. 

Comentários