Conflito

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Por que a Rússia invadiu a Ucrânia?

O presidente russo autorizou tropas do exército a invadirem o país vizinho

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 24/02/2022 às 20:14 | Atualizado em 25/02/2022 às 21:26
Notícia
AFP
Vladmir Putin em pronunciamento sobre o ataque militar. - FOTO: AFP

Presidente da Rússia desde o ano 2000, Vladimir Putin autorizou suas tropas a invadirem o território ucraniano na madrugada desta quinta-feira (24).

Cerca de 10 regiões do país estão sendo atacadas pelo exército russo. Soldados e civis ucranianos foram vitimados neste primeiro dia de ataque.

Confira aqui mais informações sobre os ataques da Rússia ao território ucraniano

.

A população de várias cidades foi orientada a sair de suas casas e irem à estação de trem mais próxima, outros estão viajando para a Polônia, país vizinho. Mas a dúvida que fica é: Por que a Rússia invadiu a ucrânia? Veja abaixo.

Saiba o porquê da invasão

Em poucas palavras, Putin quer uma desmilitarização da Ucrânia e que o país desista de entrar na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e aceite a anexação da região da Crimeia à Rússia (o país dominou o território em 2014).

Quem é a Ucrânia?

A Ucrânia tem pouco mais de 603 mil quilômetros quadrados, em comparação, a nação é pouco maior que o estado de Minas Gerais. O país tem o desejo de entrar na OTAN, uma aliança militar que reúne mais de 30 países e que cooperam mutuamente na defesa de seus territórios. A Rússia está fora dessa organização e não quer a entrada da Ucrânia.

Comentários