CONFLITO

IMAGENS DA GUERRA NA UCRÂNIA: veja as fotos do segundo dia do ataque da Rússia contra a Ucrânia

A Rússia atacou a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 25/02/2022 às 17:20 | Atualizado em 25/02/2022 às 17:40
Notícia
AFP
Guerra na Ucrânia - FOTO: AFP

No segundo dia da invasão da Rússia no território ucraniano, centenas de mortos o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoly Tkach, confirmou nesta sexta-feira (25), em Brasília, o abatimento de 7 aviões, 6 helicópteros, mais de 30 tanques, 130 veículos blindados e aproximadamente 800 soldados russos.

Segundo o presidente Volodymyr Zelensky, entre militares e civis, pelo menos 137 ucranianos já perderam a vida pouco mais de 24 horas após a invasão russa. 

Por que a Rússia e a Ucrânia estão em guerra?

Na madrugada desta quinta-feira (24), tropas russas invadiram a Ucrânia. Na quarta-feira (23), o presidente da RússiaVladimir Putin, disse que a invasão à Ucrânia — mesmo antes de acontecer — tinha como objetivo “desmilitarizar e desnazificar” a região que a Rússia considera independente.

A Ucrânia se tornou independente em 1991, quando a União Soviética foi dissolvida. Depois disso, o país procurou ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Essa aliança é formada, atualmente, por 30 países que se ajudam política e militarmente.

Após a Organização afirmar que pretendia adicionar a Ucrânia à sua aliança, Vladmir Putin afirmou que essa atitude representa uma "ameaça existencial à Rússia".

A partir disso, o presidente passou a considerar a Ucrânia como parte da Rússia e decidiu intervir militarmente para evitar a aliança da Ucrânia com a Otan.

O principal motivo da guerra na Ucrânia é que Putin considera a expansão da Otan como uma ameaça existencial.

Além disso, ele avalia como um "ato hostil" a possibilidade de a Ucrânia se juntar à aliança militar ocidental. 

Outras razões do conflito estão relacionadas à península da Crimeia. Isso porque Moscou ocupou Crimeia em 2014 e, após protestos, o presidente ucraniano aliado de Moscou, Viktor Yanukovych, foi derrubado do poder.

Em seguida, a Rússia invadiu a região.

Imagens do segundo dia da guerra na Ucrânia

Entre as diversas imagens chocantes que retratam a grave situação na Ucrânia, chamou atenção a cena de um tanque de guerra russo passando por cima do carro de um civil. O carro estava com ocupante. 

O jornalista ucraniano Alexander Khrebet, que está em Kiev, disse, segundo o portal G1, que o caso ocorreu no distrito de Obolon, onde tropas russas adentraram nesta sexta-feira (25).

Veja:

Veja mais imagens do conflito neste segundo dia de guerra na Ucrânia. As cenas foram captadas pela agência AFP. 

Abaixo as fotos de civis se protegendo em um abrigo antibombas, em Kiev, capital da Ucrânia:

Voluntário carregando um rifle protege uma estrada principal que leva a Kiev. O presidente ucraniano pediu que população pegue em armas para defender o país. 

Veja mais fotos:

Comentários