GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Tropas russas se aproximam de usina nuclear de Chernobyl, e governo ucraniano teme desastre ecológico

"Se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022", afirma o Ministério Relações Exteriores da Ucrânia

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 24/02/2022 às 13:38 | Atualizado em 24/02/2022 às 13:41
Notícia
Reprodução/ Internet
Rússia invade área próxima as usinas de Chernobyl - FOTO: Reprodução/ Internet

De acordo com informações da CNN Brasil, tropas russas entraram em uma área perto da antiga usina nuclear de Chernobyl, nesta quinta-feira (24). 

A notícia foi passada por um assessor do ministro do Interior da Ucrânia. Durante todo o dia a Rússia continuou os ataques que foram iniciados nas primeiras horas de hoje, de acordo com o horário de Brasília. 

Vídeos mostram explosões, ataque da Rússia contra aeroporto perto de Kiev e destruição causada por míssil

Volodymyr Zelensky, atual presidente da Ucrânia, informou que forças do país lutam para que os ataques não cheguem a usina nuclear de Chernobyl. 

“As forças de ocupação russas estão tentando tomar Chernobyl [Central Nuclear]. Nossos defensores estão sacrificando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, escreveu Zelensky no twitter afirmando ainda que a ação seria uma declaração de guerra contra toda Europa. 

Desastre ecológico

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia também falou sobre o aviso de Zelensky, publicando no twitter que um ataque russo à Ucrânia poderia “causar outro desastre ecológico”.

ENTENDA O CONFLITO ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA CLICANDO AQUI

“Em 1986, o mundo viu o maior desastre tecnológico em Chernobyl”, tuitou o ministério.

“Se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022”.

Outros lugares do país

Em Kherson, no sul da Ucrânia, onde de acordo com a administração regional, não estavam mais sob o controle de Kiev, forças russas atacavam terra, mar e ar.

O prefeito da capital, Kiev, disse que quatro estações de metrô serão usadas como abrigos antiaéreos.

Já a liderança ucraniana local na região separatista de Donetsk disse que as forças russas atingiram um hospital local, matando quatro pessoas.

.

Entenda o conflito

A Rússia invadiu a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24). As tropas comandadas pelo presidente russo Vladimir Putin se deslocam com velocidade por cerca de 10 regiões do país. Embora os números ainda sejam conflitantes, há registros de mortos - inclusive de ao menos uma criança. Mas qual a motivação disso?

“É uma questão basicamente de geopolítica, mexendo com o tabuleiro de xadrez da política internacional. É como se fosse um triângulo com três vértices: de um lado a Rússia, do outro lado os Estados Unidos e o terceiro vértice seria a Europa propriamente dita. E, no meio de toda esta confusão, está um país relativamente pequeno, que é a Ucrânia”, resume o professor aposentado de História Contemporânea Antônio Barbosa, da Universidade de Brasília (UnB).

Ele aponta que as movimentações de Vladimir Putin, presidente russo, têm a ver com o propósito de mostrar para o mundo que o país “continua no jogo das grandes potências”. Barbosa lembra que, com o fim da União Soviética, em 1991, nos anos que se seguiram, o poder mundial aparente estava concentrado nas mãos dos Estados Unidos. “Putin está conseguindo mostrar que, apesar de a União Soviética não existir mais, de ter perdido o controle sobre os países do Leste Europeu, a Rússia continua sendo uma grande potência, inclusive mantendo intacto o seu arsenal nuclear”, analisa.

Comentários