GUERRA NO LESTE EUROPEU

Ucrânia faz parte da União Europeia?

A União Europeia reúne 27 países em torno de uma aliança política e econômica

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 01/03/2022 às 10:01
Notícia
Pavlo Vakhrushev/Parlamento Europeu
A União Europeia, ou simplesmente UE, é o maior e mais antigo bloco econômico do mundo - FOTO: Pavlo Vakhrushev/Parlamento Europeu

A Ucrânia ainda não faz parte da União Europeia, mas nessa segunda-feira (28), o presidente do país, Volodimir Zelensky, assinou um pedido para que a nação faça parte do bloco. 

Nas imagens divulgadas por meio do canal oficial do governo no Telegram, Zelensky assina o documento, após pedir que a UE admitisse "urgentemente" a entrada do país no grupo.

.

"Pedimos à União Europeia que admita urgentemente a Ucrânia usando um novo procedimento", disse o presidente do país, em vídeo divulgado nas redes sociais. Zelensky agradeceu aos apoios que tem recebido da comunidade internacional e de "parceiros".

"Mas nosso objetivo é estar com todos os europeus e sermos iguais a eles. Tenho certeza de que merecemos. Tenho certeza de que é possível", acrescentou.

O que é a União Europeia?

A União Europeia, ou simplesmente UE, é o maior e mais antigo bloco econômico do mundo, formado por 27 países-membros.

A integração europeia se deu iniciou após a Segunda Guerra Mundial, por conta da necessidade de evitar novos confrontos entre os povos que faziam parte de uma mesma história política e geográfica, e para conservar a identidade, o idioma e a cultura europeus.

Criada em 1992, com a assinatura do Tratado de Maastricht, a União Europeia é a sucessora da Comunidade Econômica Europeia, visando à constituição de um modelo federativo que permitisse a integração das economias e desenvolvimento social dos Estados-membros.

Comentários