Quaresma

Pode comer salsicha na Quaresma? Entenda o que diz a Igreja Católica

Quaresma começa nesta quarta-feira, 2 de março

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 02/03/2022 às 9:51 | Atualizado em 22/02/2023 às 9:09
Notícia
Reprodução/Internet
O quilo da salsichinha foi encontrado a partir de R$ 8,69 em um local e até R$ 22,99 em outro. - FOTO: Reprodução/Internet

A Quaresma começa nesta Quarta-Feira (de Cinzas), 2 de março. A partir de agora, católicos aguardam por 40 dias até a comemoração da Páscoa. Neste período, os fieis cumprem algumas penitências, entre elas, a de não comer carne vermelha em alguns dias específicos. Mas e salsicha, pode? 

Pode comer salsicha na Quaresma?

A resposta é: depende da salsicha. Se ela for produzida com frango, pode.

No entanto, se for uma salsicha de carne suína (porco), os fieis não devem consumir, uma vez que a carne suína é considera vermelha. 

>>> Quarta de Cinzas: Mensagens e frases de Quarta-Feira de Cinzas para enviar a amigos e familiares

>>> Por que jejuar na Quarta-feira de Cinzas e como fazer o jejum? Veja explicação da Igreja Católica

O que diz a Igreja Católica?

De acordo com os princípios da Igreja Católica, o consumo de carne vermelha é proibida no primeiro e último dia da Quaresma. Nos demais dias, é recomendado que ela seja evitada. 

Jejum

"O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia.

A abstinência de comer carne é obrigatória a partir dos 14 anos. Todas as sextas-feiras da Quaresma também são de abstinência obrigatória. As sextas-feiras do ano também são dias de abstinência. O gesto, dependendo da determinação da Conferência Episcopal de cada país, pode ser substituído por outro tipo de mortificação ou oferecimento como a oração do terço", diz o site da Agência Católica de Informação (ACI). 

Comentários