LOSARTANA

Por que Losatana foi recolhido? Entenda o que está por trás do medicamento para hipertensão

Losartana é um medicamento amplamente utilizado no Brasil para o controle da pressão alta

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 10/03/2022 às 9:22 | Atualizado em 10/03/2022 às 9:44
Notícia
Foto: Reprodução/Bigstock.
O laboratório Medley está recolhendo todos os lotes do anti-hipertensivo losartana potássica. - FOTO: Foto: Reprodução/Bigstock.

Quem usa medicamento para o controle da pressão alta ou insuficiência cardíaca deve ficar atento. É que a farmacêutica Sanofi Medley anunciou que vai recolher todos os remédios que são produzidos com Losartana, um ingrediente bastante usado no Brasil para esse tipo de tratamento. 

Na prática, os remédios com Losartana da Sanofi Medley deixarão de ser vendidos em farmácias. Além disso, quem tiver caixas desse medicamento em casa (portanto, já comprados) deve entrar em contato com a empresa para que um representante faça a coleta. O telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente é o 0800-703-0014, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Por que os remédios com Losartana estão sendo recolhidos?

Segundo a Sanofi Medley, esta é uma medida de precaução. Acontece que cientistas identificaram, nestes medicamentos, a presença de impurezas que podem aumentar o risco de desenvolvimento de alguns cânceres. 

.

"Este recolhimento é uma medida de precaução e, até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana", diz a companhia em nota.

Europa, a Direção Europeia para a Qualidade de Medicamentos e Cuidados de Saúde (EDQM) pediu uma análise para identificar a presença de uma possível impureza. Como medida de precaução, a fabricante suspendeu a fabricação e comercialização deste fármaco. 

Tomo Losatana. O que devo fazer agora? Devo me preocupar?

Em primeiro lugar, não há motivo para pânico. Por enquanto, não há relatos de que o consumo deste medicamento já tenha estado relacionado ao surgimento de câncer em algum paciente.

Além disso, médicos ouvidos pelo jornal Extra afirmam que pessoas que consomem este medicamento não devem interromper o tratamento imediatamente, sem que haja orientação de um médico. Ou seja, antes de parar de tomar a Losartana, procure um médico para que ele diga qual outro medicamento deve ser usado para substituir o remédio que deixará de ser comercializado. 

"Dados da literatura mostram que para a insuficência cardíaca o Losartana aumenta a sobrevida do paciente. Portanto, ele é um remédio de uso essencial, principalmente para os pacientes que também são diabéticos, porque o medicamento também protege os rins. O mais prudente neste momento é que os pacientes entrem em contato com seus médicos para buscar orientação se trocam esse remédio por outro ou se continuam com ele", disse o cardiologista do Hospital Sírio Libanês João Vicente da Silveira.

Portanto, segundo os especialistas, a interrupção abrupta e sem orientação de médicos da Losartana pode ser mais arriscado do que o consumo deste medicamento com níveis baixos de impureza. 

Quais os medicamentos a serem recolhidos?

- Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg

- Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 100mg + 25mg

- Valtrian® 50mg (losartana potássica)

- Valtrian® 100mg (losartana potássica)

Comentários