Evangelho

PAPA FRANCISCO: Nove anos de pontificado, levando alegria do Evangelho ao mundo todo

Em 13 de março de 2013, o Cardeal Jorge Mário Bergoglio foi eleito à Cátedra de Pedro

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 13/03/2022 às 7:00
Notícia
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @FRANCISCUS
Papa Francisco é o 266° Papa da Igreja Católica - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @FRANCISCUS

Neste domingo (13) é celebrado os nove anos de pontificado do Papa Francisco. Em março de 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido pelos 115 cardeais que integravam o conclave para ocupar o trono de Pedro, que estava vago desde a renúncia de Bento XVI.

Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro-americano a se tornar papa. O seu nome "Francisco" foi escolhido em uma referência a São Francisco de Assis, reconhecido pelo seu trabalho junto aos pobres. 

O Papa Francisco nasceu em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936. Ele é filho de imigrantes piemonteses e é considerado um homem sem luxos, de grande vocação para a evangelização.

História do Papa Francisco

O Papa Francisco chegou a se formar em técnico químico, mas optou pela vocação sacerdotal, ingressando no noviciado da Companhia de Jesus no ano de 1958.

Foi ordenado presbítero em 1969 e no dia 31 de julho de 1973, foi eleito provincial dos jesuítas da Argentina, cargo na qual ficou durante seis anos.

.

No dia 20 de maio de 1992, o Papa São João Paulo II nomeou Jorge Mario Bergoglio como bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 1997, ele foi nomeado arcebispo coadjutor de Buenos Aires, assumindo a arquidiocese no ano seguinte, em 1998.

O Papa Francisco se tornou o primeiro Papa jesuíta e latino-americano. Ele surpreendeu todo o mundo por sua grande simplicidade, alegria e despojamento.

Em sua aparição após o conclave, ele pediu: "Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!".

Comentários