
Ainda atônito com o tapa desferido por Will Smith contra Chris Rock durante a cerimônia do Oscar na noite do último domingo (27), o mundo busca entender o que é a alopecia, doença que causou a queda dos cabelos de Jada Smith. Nesta reportagem, entenda as causas e o tratamento da alopecia.
Alopecia
Existem dois tipos de alopecia:
- Alopecia areata e
- Alopecia androgenética.
No caso de Jada Smith, a atriz tem a alopecia areata, que pode ter como causas fatores genéticos ou imunológicos.
De acordo com o site do médico Drauzio Varella, entre 10% a 42% dos casos ocorrem em pessoas com outras pessoas na família com a mesma condição.
>>> VÍDEO: Veja o momento em que Will Smith bate em Chris Rock, clicando aqui.
Também de acordo com Drauzio Varella, a alopecia areata também pode ser causada por fatores relacionados ao estresse, quando relacionado com fatores genéticos pré-existentes.
Entre 20% e 30% dos casos, a alopecia areata está relacionada a doenças imunológicas como como tireoidites, diabetes, lúpus, vitiligo, rinites e a outras condições alérgicas.
Além da queda de cabelos, quais outros sintomas?
Nem sempre pacientes com alopecia reconhecem outros sintomas, além da queda de cabelo. Apesar disso, em alguns casos, há uma queimação na região da cabeça, antes da queda.
Entre 10 e 50% dos casos, há também uma alteração na superfície das unhas.
Tratamento
De acordo com o site de Varella, o tratamento pode ser feito com aplicação de injeção ou cremes nos locais da queda do cabelo. Derivados da cortisona e soluções de Minoxidil são algumas das substâncias que podem ser usadas. Obviamente, tudo deve ser prescrito e realizado por médicos.
Comentários