Máscaras

Uso de máscaras não é mais obrigatório em locais abertos a partir desta terça, 29, em Pernambuco

Medida vale para locais abertos e ainda permite a entrada de 100% do público em locais fechados, como shows e estádios de futebol

Ana Roberta Amorim
Ana Roberta Amorim
Publicado em 28/03/2022 às 13:41 | Atualizado em 28/03/2022 às 16:02
Reprodução/TV Jornal
Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) - FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Governo de Pernambuco retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos a partir desta terça-feira (29). A decisão, publicada nesta segunda (28) pelo governador Paulo Câmara, afirma, ainda, que está liberada a entrada de 100% do público em locais fechados, como shows, estádios de futebol e festas.

De acordo com o governador, a decisão toma como base os dados recentes de saúde do Estado. No sábado (26), foi registrada a sétima semana consecutiva de queda nos números de casos de Covid-19 em Pernambuco. 

.

Óbitos e solicitações de vagas em UTI também registraram diminuição, com apenas 0,95% no índice de exames processados como positivos, o menor índice desde o início da pandemia. 

No comunicado, o governador afirmou os números relacionados à Covid-19 que estão em queda. “Essas importantes medidas só estão sendo possíveis pela atitude de cada pernambucano e cada pernambucana que, desde março de 2020, compreendeu que só chegaríamos ao ponto atual respeitando as recomendações sanitárias e levando a sério a prevenção”, frisou o governador.

 Veja o comunicado completo do governador Paulo Câmara

O que ainda é obrigatório

Apesar da liberação do uso das máscaras, o governador frisou que a apresentação da dose de reforço ainda é obrigatória para poder acessar eventos fechados, assim como bares e restaurantes.

"A vacinação ainda é a nossa maior arma contra o coronavírus, e precisamos incentivar a imunização daqueles que ainda não estão no esquema completo", acrescentou o governador.