DIA DAS MÃES

Que dia é comemorado o Dia das Mães? Confira calendário e curiosidades

Para o varejo brasileiro, o Dia das Mães é a principal data no primeiro semestre

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 30/04/2022 às 20:18
Notícia
PIXABAY
O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio - FOTO: PIXABAY

O Dia das Mães não é uma comemoração de data única no mundo. Existem diversas datas que representam a homenagem às mulheres que exercem esse papel, além de outros cuidadores que ocupam esse espaço tão válido na nossa vida.

No Brasil, é uma das principais datas do varejo para o primeiro semestre, para se ter noção, no ano passado a data movimentou R$6,4 bilhões, segundo a consultoria Neotrust, isso porque o país estava quase que por inteiro dentro de restrições de mobilidade pela contenção da pandemia da Covid-19.

Um aviso: Para os que deixam para comprar presente de última hora ou até aqueles que compram com antecedência, é fundamental saber a data: O Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio, no caso de 2022, vai cair no dia 8 de maio.

.

POR QUE O DIA DAS MÃES É COMEMORADO NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO?

É uma pergunta pertinente que todos nós perguntamos ao longo dos anos. Afinal, por que o Dia das Mães é comemorado nessa data? A resposta está em como surgiu essa data. Não no Brasil, nos Estados Unidos.

Anna Jarvis, que é filha da ativista Ann Jarvis, teve a ideia inicial de instituí-la e foi oficializada em 1914.

A mãe ativista dedicou parte de sua vida em trabalhos sociais, há mais de cem anos Ann se dedicava a disseminar técnicas de higiene e saneamento para evitar a mortalidade infantil. Antes da morte, idealizou o Mother 's Friendship Day, ou em português, o Dia das Mães pela Amizade, que tinha o intuito de unir famílias que tinham lutado nos dois lados da Guerra de Secessão.

Ann faleceu no dia 9 de maio de 1905 e para homenageá-la, Anna decidiu pelo segundo domingo de maio para ser a data em que o Dia das Mães será comemorado. Desta forma, a celebração seria sempre próxima à morte de sua mãe.

Segundo informações da BBC, Anne afirmava que o propósito da data era o reconhecimento e valorização do trabalho das mães, porém, a forma que a data foi instituída foi tomada por interesses comerciais.

E NO BRASIL, QUANDO FOI COMEMORADO O PRIMEIRO DIA DAS MÃES?

No Brasil, Getúlio Vargas oficializou o Decreto durante o Governo Provisório (1930-1934), em 1932. Porém, outros estudos afirmam que a data já era comemorada de forma extraoficial desde a década de 1910, em especial nas igrejas.

Mesmo tendo sua criação na década de 1930, o dia foi consolidado apenas durante a ditadura militar (1964-1985), que ao copiar diversos pontos da cultura dos Estados Unidos queria fortalecer a dedicação das mulheres aos filhos.

De qualquer forma, o decreto era claro quanto ao dia: "O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana".

Como em outros pontos, o Brasil segue o modelo estadunidense de comemoração, mas, vale lembrar, que esta não é uma data seguida em todo o mundo.

Na Rússia, o Dia das Mães é celebrado no último domingo de novembro. Em Portugal, no primeiro domingo de maio. Na Argentina, no terceiro domingo de outubro. No México, 10 de maio.

Comentários