Lua de Sangue

ECLIPSE LUNAR DOMINGO: 'Lua de Sangue' ocorre neste fim de semana; saiba se será possível ver no Brasil

Veja como assistir o eclipse lunar domingo (15) e qual o horário da 'Lua de Sangue'

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 12/05/2022 às 19:54 | Atualizado em 13/05/2022 às 23:14
Divulgação/Agência Espacial Europeia (ESA)
Eclipse lunar total formará 'Lua de Sangue' neste domingo (15) - FOTO: Divulgação/Agência Espacial Europeia (ESA)

Mais um evento da natureza acontece nos céus deste mês de maio. Agora, um eclipse lunar total acontece pela primeira vez em 2022 neste domingo (15).

Conhecida popularmente pelo apelido "Lua de Sangue" pela cor vermelha que o satélite toma durante o fenômeno, o eclipse lunar ocorre na madrugada do domingo para a segunda-feira (16).

No final de abril, um eclipse solar ocupou o céu de parte da América do Sul e outras regiões do planeta. Já uma chuva de meteoros pôde ser observada de alguns locais no último dia 5 de maio.

O QUE É UM ECLIPSE LUNAR? O QUE CAUSA UM ECLIPSE?

Prevista para este domingo, esta "Lua de Sangue" será o primeiro eclipse lunar total de 2022. O evento astronômico chamado de eclipse ocorre quando um astro entra atrás da sombra de outro.

Dessa forma, um eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra umbral da Terra, que os raios solares de chegarem ao satélite natural.

É importante destacar que o eclipse lunar acontece somente durante a fase de Lua cheia.

.

LUA DE SANGUE: POR QUE A LUA FICA VERMELHA DURANTE O ECLIPSE?

A Lua não desaparece do céu, apesar de ser completamente coberta pela sombra do planeta durante o eclipse. Ela assume um tom avermelhado ou alaranjado, o que dá sentido ao nome "Lua de Sangue".

Isso ocorre justamente porque somente alguns comprimentos de onda luminosa chegam à Lua, o que deixa o astro nesta coloração.

..

Agência Espacial Europeia (ESA)
Veja o horário do eclipse lunar total e se ele será visível do brasil - Agência Espacial Europeia (ESA)

QUANDO VAI TER ECLIPSE LUNAR EM 2022?

O eclipse lunar total ocorre neste domingo, 15 de maio de 2022, por volta das 23h28. O evento segue até as 2h55 da segunda-feira (16).

Entre 0h30 e 1h14, a Lua estará coberta por completa pela sombra umbral do planeta Terra.

.

ECLIPSE LUNAR DOMINGO: POSSO VER NO BRASIL?

A resposta é sim. O evento astronômico será visível para quem estiver com os olhos voltados para o céu da América do Sul e Central, bem como partes da América do Norte, Europa e África.

O eclipse lunar também pode ser visto pela internet. Múltiplas plataformas vão transmitir o evento ao vivo. Confira abaixo.

ECLIPSE LUNAR AO VIVO

O canal oficial da NASA, a Agência Espacial dos Estados Unidos, planeja realizar uma transmissão ao vivo do eclipse lunar neste domingo (15). Acompanhe:

Agência Espacial Europeia (ESA)
Eclipse lunar total - FOTO:Agência Espacial Europeia (ESA)