BENEFÍCIO

AUXÍLIO BRASIL e BPC: 8 milhões de pessoas podem perder benefício; veja o que fazer

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar as informações

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 13/05/2022 às 19:46
Notícia
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
ORÇAMENTO Benesses já são problema para o governo, sem dinheiro, e para assistidos, com incertezas - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Nos próximos dias, as pessoas cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, como Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC), devem prestar atenção, pois está havendo Processo de Averiguação e Revisão Cadastral de 2022, há o risco de perderem os benefícios.

AUXÍLIO BRASIL; BOLSA FAMÍLIA 2022

O Auxílio Brasil também está sendo chamado de Bolsa Família 2022, pois substituiu o programa de distribuição de renda no final de 2021 para esse ano eleitoral.

As famílias beneficiárias deste programa que têm dados inconsistentes e foram inseridas na Averiguação Cadastral devem fazer a atualização do benefício até julho, para assim, evitar o cancelamento do recebimento do valor.

As famílias da Revisão Cadastral têm outro prazo, devem atualizar as informações cadastrais até dezembro.

Atualização do Cadastro Único - CadÚnico

.

As famílias inscritas no CadÚnico têm o prazo de atualização das informações a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração, sendo na composição familiar, no endereço ou então na situação de trabalho e renda de seus membros.

Auxílio Brasil, BPC, ID Jovem e TSEE (tarifa social) são exemplos de benefícios que exigem o cadastro atualizado para que as famílias consigam receber os benefícios.

Por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, o Ministério da Cidadania agrupou o processo de Revisão Cadastral.

Por enquanto, apenas famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 serão convocadas para atualização dos dados no CadÚnico.

As famílias que tiveram seus dados atualizados pela última vez em 2018 e 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Veja se terá direito à parcela extra de R$ 1.000 do Auxílio Brasil

Como fazer a atualização dos benefícios?

As pessoas que desejam conferir se os dados estão atualizados podem utilizar do aplicativo do CadÚnico, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Os beneficiários do Auxílio Brasil podem ver através do aplicativo do programa, além disso receberão mensagem no extrato de pagamento do benefício. Os beneficiários do TSEE podem receber o comunicado através da conta de energia elétrica.

Se por acaso não houver nenhuma alteração nas informações confessadas na última entrevista, o beneficiário pode atualizar os dados através do próprio aplicativo do Cadastro Único.

Caso haja necessidade de alterar algum dado, é fundamental o comparecimento a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

“O objetivo do Ministério da Cidadania é garantir o Cadastro Único como porta de entrada para que as famílias acessem benefícios sociais que promovam a transformação de suas vidas. Por isso, é fundamental que elas mantenham o cadastro atualizado, para que continuem recebendo os benefícios sociais, como o Auxílio Brasil”, destaca o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA MAIO; DATA BOLSA FAMÍLIA; DATA AUXÍLIO BRASIL

Veja abaixo o calendário Bolsa Família maio:

  • NIS terminado em 1 - Recebe dia 18 de maio;
  • NIS terminado em 2 - Recebe dia 19 de maio;
  • NIS terminado em 3 - Recebe dia 20 de maio;
  • NIS terminado em 4 - Recebe dia 23 de maio;
  • NIS terminado em 5 - Recebe dia 24 de maio;
  • NIS terminado em 6 - Recebe dia 25 de maio;
  • NIS terminado em 7 - Recebe dia 26 de maio;
  • NIS terminado em 8 - Recebe dia 27 de maio;
  • NIS terminado em 9 - Recebe dia 30 de maio;
  • NIS terminado em 0 - Recebe dia 31 de maio.

CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA; CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA 2022; CALENDÁRIO AUXÍLIO BRASIL

Foto: Divulgação
Calendário Auxílio Brasil - Foto: Divulgação

 

Comentários