TORÓ

CHUVA: Veja onde mais choveu em Pernambuco e confira acumulado de chuva e a previsão do tempo hoje no Recife e outras cidades

As chuvas causaram transtornos e deslizamentos de barreiras no Grande Recife

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 25/05/2022 às 5:54 | Atualizado em 25/05/2022 às 12:29
Notícia
ELTON PONCE/SJCC
Chuva em Campo Grande, Recife - FOTO: ELTON PONCE/SJCC

Mais uma vez nesta semana, moradores do Grande Recife e Zona da Mata começaram o dia sob fortes chuvas, que caem sobre as regiões desde a segunda-feira (23).

Na capital do Estado e em cidades vizinhas, as águas torrenciais causaram transtornos, como alagamentos em diversos pontos. Houve ainda deslizamentos de barreiras na Região Metropolitana.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, desde a terça (24), o alerta de risco para chuvas moderadas a fortes em toda a região, além da Zona da Mata.

Uma delas caiu no bairro de Caixa D´Água, em Olinda, no Córrego do Abacaxi. Moradores do local informaram que pode haver vítimas soterradas, mas os Bombeiros não confirmaram. Outra barreira caiu na comunidade de Alto Santo Antônio, em Camaragibe.

Segundo monitoramento da Apac, o bairro do Bonsucesso, em Olinda foi a localidade onde mais choveu no Estado, entre as 5h30 da terça (24) e as 5h30 desta quarta-feira (25).

Confira abaixo os locais onde teve mais chuva em Pernambuco na madrugada e manhã desta quarta-feira:

  1. Bonsucesso, Olinda- 178,80mm
  2. Botafogo, Itapissuma - 164,11mm
  3. Dois Unidos, Recife - 162,06mm
  4. Porto do Recife - 156,60mm
  5. Tabajara, Olinda - 151,63mm

PREVISÃO DO TEMPO RECIFE E OUTRAS CIDADES

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também indica continuidade de chuvas e evidencia a possibilidade de transtornos devido à precipitação.

"Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", diz o órgão.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento é disponível 24h por dia.

A orientação é de que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco busquem abrigos seguros e acionem o órgão.

Segundo a Apac, no Grande Recife, o céu deve ficar nublado a parcialmente nublado. Estão previstas pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, com intensidade moderada a forte. A temperatura máxima deve ser de 29°C e a mínima, de 22°C.

Na Zona da Mata, a previsão é a mesma: há possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia, também com intensidade moderada a forte. As temperaturas variam entre 30°C e 22°C na Mata Norte e na Mata Sul, de 29°C a 20°C.

No Agreste, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada. A temperatura máxima deve ser de 31°C e a mínima, de 18°C.

No Sertão, deve ocorrer chuva rápida de forma isolada no período da tarde e noite, com intensidade fraca. As temperaturas variam entre 31°C e 19°C.

Em Fernando de Noronha, o céu fica parcialmente nublado sem chuva ao longo do dia. A temperatura máxima deve ser de 30°C e a mínima, de 25°C.

A autarquia de trânsito e transportes do Recife (CTTU) divulgou onde há pontos de alagamento na manhã desta quarta-feira (25) na capital pernambucana.

Confira onde tem ponto de alagamento no Recife

  • Av. Sul - Semáforo 205
  • Rua Dom Bosco x Av. Conde da Boa Vista
  • Av. Dois Rios - Entrada da Vila do SESI
  • Av. Recife - Saída do Ibura
  • Av. Recife x Rua João Cabral de Melo Neto
  • Ruas no entorno da feira de Água Fria
  • Av. Eng. Abdias de Carvalho - Estácio
  • Estrada dos Remédios - Próx. a Rua da Bacia
  • Estrada dos Remédios - Mercado de Afogados
  • Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, próximo à Rua Pampulha e Honda
  • Praça Miguel de Cervantes - Coelhos
  • BR 101 - KM60 - Recife

*As informações foram atualizadas às 6h19

VEJA TAMBÉM: AVENIDA MASCARENHA DE MORAES, NA IMBIRIBEIRA, ALAGA APÓS FORTES CHUVAS

Conteúdo em atualização 

17058687

Comentários