CHUVAS NO RECIFE

TÁBUA DE MARÉ RECIFE HOJE, SÁBADO, 28/05: veja como estão as chuvas no Recife neste sábado (28)

Fortes chuvas acometem a Região Metropolitana do Recife na noite deste sábado (28)

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 27/05/2022 às 22:29
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Alagamento na Av Guararapes, em Jardim Atlântico, Olinda - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Com as fortes chuvas que estão previstas para atingir a Região Metropolitana do Recife (RMR), a Zona da Mata Norte e Sul e Agreste de Pernambuco neste final de semana, um ponto importante para o morador é a Tábua das Marés, que impacta diariamente no funcionamento da cidade devido as inundações.

Ao longo da semana, diversas cidades do Estado vêm sofrendo - mais uma vez - com as fortes chuvas. Foram mais de 200 mm em 24 horas, que culminou em 695 desabrigados e 285 desalojados em todo Estado e quatro vítimas fatais.

.

As alterações do nível do mar, influenciadas pela força gravitacional do Sol e da Lua, além do movimento de rotação da Terra, principalmente em dias chuvosos, influencia no alagamentos e transborde de canais durante as marés altas.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu estado de alerta para as chuvas nesta sexta-feira (27). Segundo a autoridade, o alerta vermelho vale para o início da noite desta sexta (27) e deve continuar ao longo do sábado (28). (Veja alerta)

TÁBUA DE MARÉ

Neste sábado (28), de acordo com a Marinha, a maré do Porto do Recife terá seu pico alta por volta da 2h24, com pico de 2,10 metros de altura.

Às 8h45 recua e marca a baixa de 0,4 metros. Às 14h47, ela tornou a subir, chegando a 2,2 metros. Às 21h ela recua, atingindo a baixamar (maré baixa) de 0,4 metros.

CONFIRA TAMBÉM: RECIFE TEM TERCEIRA MAIOR CHUVA DA HISTÓRIA, DIZ JOÃO CAMPOS

17058978
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Chuva continua no Grande Recife - FOTO:GUGA MATOS/JC IMAGEM